siga-nos nas redes
Facebook
Twitter
rss
iTunes

Os portugueses mais importantes mas que nunca existiram

Allan Lazar, Dan Karlan e Jeremy Salter são três americanos que, um dia, tiveram a genial ideia de organizar uma lista destinada a escolher as 101 personagens que mais influenciaram a História, sem nunca terem existido. A partir desse conceito, tentaram chegar à seguinte conclusão: até que ponto somos influenciados por personagens, lendas e mitos que não passam disso mesmo. Entre algumas dessas personagens figuram nomes incontornáveis como o do rato Mickey; Drácula ou o Monstro de Lockness.A ideia dos três amigos também pode ser o ponto de partida para nós, portugueses, e agora que está na moda eleger o maior de todos os tempos, porque não, elegermos também o maior português “que nunca existiu” de todos os tempos.
Eis então uma lista de prováveis vencedores. Aceitam-se sugestões que possam contribuir para o enriquecimento desta lista, já de si tão recheada. Alguns destes portugueses nunca existiram. Outros, ainda, andam por aí.
Outros, ainda, temos dúvidas se algum dia existiram. Se tudo não passou de fruto da nossa imaginação. O certo é que alimentam e muito o imaginário colectivo da alma portuguesa
E os nomeados são:
D. Sebastião, um dos maiores mitos da monarquia portuguesa de quem se diz ressurgirá numa manhã de nevoeiro; O monstro Adamastor; o Velho do Restelo; as Tágides de Luís de Camões; os heterónimos de Fernando Pessoa; (estes numa perspectiva mais séria e clássica do tema). Os seguintes só para abandalhar: Manuel Luís Goucha nos tempos em que ainda usava bigode farfalhudo e antes de envergar extravagantes gravatas amarelas a combinar com os óculos; a “Retoma”; o Bébe “Nenuco”; os “Spreads” Pequeninos dos bancos; o Avô Cantigas; a Ágata antes de ser gorda; O José Castelo Branco antes de ser gaja; o Cavaco Silva antes de ser “passivo” e “condescendente”; o Herman José antes de perder a graça; a Televisão portuguesa antes da Tertúlia Cor-de-Rosa




Bem, mas que genial! Adorei, em especial, a parte dos nomeados abandalhosos!

De resto, eu nomearia também o João Pestana, o Vitinho, o Ecoman, o Luis Pereira de Sousa, o macaco Adriano e, claro está, a RTP sem o Jorge Gabriel!


Só falta aí o grande Major Alvega e a malta do Duarte & Cia.
Esses sim, teriam sido grandes portugueses!


Que tal a Linda Reis???


E porque não a RTP pós entrada da Picolet na praça da alegria?


A LINDA DE SUZA 😛


Então e aquele português que foi condenado no “processo da ponte de entre-os-rios”? Acho que era o… não, também não existe…


LOL, esses é que são importantes. Boa semana.


Acho que te esqueceste de uma certa pessoa…
Um tipo que se diz que foi primeiro ministro…
O nome dele era…Pera aí que está mesmo debaixo da língua…
Tá quase…




Já sei!Chamava-se…


Santana Lopes!!


Uma Lista bastante interessante embora contenha algumas lacunas… Por exemplo, é inadmissivel que nunca ninguem tenha mencionado o sagrado nome do “Zé Povinho”, essa figura criada por Rafael Bordalo Pinheiro e que não se cansa de dar alma aos portugues com o seu tradicional gesto do “manguito”… Outra personagem que se deve focar com algum relevo é o “papão”… aquele que todos receiam embora todos saibam que não existe…

Depois em segundo plano posso referir o Pinto da Costa antes de ser corrupto e xulo, o Benfica antes de ser campeão e Salazar…


Atrevo-me a acrescentar o “oasis” que nunca existiu e o “país de tanga” que nunca deveria ter existido!


Oi, e não se estão a esquecer dos pedófilos?


Por amor de Deus! ninguém se lembrou do Alberto João Jardim?… imperdoável!


e o grande TINO de Rans? Também pode constar dessa lista?

Já agora, dirigir-me-ia ao Pai do homem das Cavernas para perguntar se onde se lê “antes de ser corrupto e xulo” se deve entender “antes de nascer”…

Porque vale a pena pensar nisto…


Não esquecer o nosso “cabeça de abórora” que, eloquentemente, afirmava quando ía a algum sítio:
desde a última vez que cá estive é a primeira vez que cá venho!


Então e os três pastorinhos?
Cocó, Ranheta e Facada?… Não, não são esses; os outros!

Deixe o seu comentário