siga-nos nas redes
Facebook
Twitter
rss
iTunes

Se os políticos escrevessem livros…

Agora que estamos em épocas de Verão, há que actualizar os conhecimentos através da leitura. O que muitos cidadãos não sabem é que os todos os nossos líderes políticos possuem elaboradas carreiras literárias por força da sua formação extra-curricular. Dê uma olhadela no catálogo de livros escritos pelos nossos políticos preferidos… e boas leituras! (nota: funciona melhor se imaginarem as vozes dos intervenientes ao lerem os textos)

Nutrição e desenvolvimento sustentado (por Jerónimo de Sousa)

nutricao_jeronimo

Pequeno excerto

“O cérebro – representado na nossa analogia por um orgão da Direcção – recebe sinais do estômago que o avisam que estamos com fome. Os sinais, normalmente fracos e oprimidos, notificam a Direcção de que falta algo ao nosso organismo para o seu correcto funcionamento. Mas como o pão não chega às bocas das classes operárias estomacais, os sinais esforçam-se para conseguir a atenção da Direcção, laborando mais do que o costume e aumentando ainda mais a sensação de fome.

A Direcção, após ter sido fustigada violentamente pelas autoridades sindicais competentes (representadas por imagens mentais de refeições diversas), procede então à aquisição da matéria-prima necessária para que os orgãos operários possam laborar e suportar activamente toda a estrutura.

Cuidado! Não são raros os casos em que a Direcção – na ânsia de deslocalizar alguns dos seus quilos excedentários – decide pura e simplesmente não fornecer as matérias-primas às classes operárias. Isto provoca perda de empregos e precariedade nutritiva. Especialmente nas indústrias da acumulação energética, precariedade essa largamente intensificada em épocas de veraneio.

Nestes casos, as organizações sindicais costumam requisitar um abaixamento do ritmo metabólico de toda a indústria, diminuindo assim o ritmo da produção, mas salvando dezenas de postos de trabalho através duma situação de lay-off que não implique despedimentos.”

——

O Capuchinho Vermelho (por Francisco Louçã)

capuchinho_louca

Pequeno excerto

“- Avozinha, porque tens uns olhos tão grandes?
РQuerida netinha, os meus olhos esṭo prestes a ficar muito pequeniiiiiiiinos, porque eu vou fumar essa ervinha que tens no teu cestinho e que trouxeste de Amesterḍo.
РAvozinha, porque ̩ que eu tenho de ir a Amesterḍo buscar white widow?
– Netinha, porque o nosso Governo só é progressista para umas coisas e não para outras. Se esta ervinha fosse legalizada, só precisarias de a colher no nosso quintal. Escusavas de andar dias a caminhar até Amesterdão e a criar bolhas nos pés, ou a ter de comprar aos dealers que provavelmente te venderão produtos de inferior qualidade se não tiverem aquilo que tu procuras.
– Pelo menos já posso abortar, avó…
– Valha-nos isso, netinha! Caso contrário, seria mais um problema a acrescentar aos que já temos! Pelo menos agora o problema das tuas violações no caminho até Amesterdão ficou resolvido…
РAvozinha, porque tens uma boca ṭo grande?
– Netinha,… tendo em conta que acabei de fumar a ervinha que me trouxeste e que me está a dar uma grande fominha, eu diria que é para te comeeeeeeeeeeeeeerrrrrrr!!!!!!!”

——

Os três porquinhos (por Paulo Portas)

porquinhos_pauloportas

Pequeno excerto

Heitor: lá vem o sacana do lobo soprar outra vez!
Prático: é sempre a mesma merda! Anda um gajo a levantar as palhotas para este sacana vir cá dar cabo de tudo. Mas olha lá, este lobo não estava preso?!
Cícero: esteve! Passou o fim-de-semana lá dentro e soltaram-no novamente!
Heitor: o quê? Mas o sacana não comeu um cordeiro idoso que ia a atravessar uma clareira no outro dia?
Cícero: pois, pois foi! Mas pelos vistos essa merda já não dá cadeia!
Prático: mas que porra vem a ser essa?! Quer dizer, eu comi duas ou três bolotas que apanhei no caminho e tive de pagar uma multa à ASAE, e este cabrão deste lobo anda para aqui a fazer isto e não lhe acontece nada?!
Cícero: sabem porquê, não sabem?
Heitor/Prático: porquê?!
Cícero: ora porquê… porque é um lobo do Leste. Qualquer escumalha que venha lá de fora escapa-se sempre às malhas da Justiça!
Prático: mas isso não é justo! Então nós somos porcos que sempre viveram aqui, que sempre trabalharam aqui e agora temos de alancar com esta malta que vem de fora e que nem sequer fala a Língua?
Cícero: Mas é precisamente por isso, pá! Dá trabalho e custa dinheiro arranjar tradutores, advogados para os defender, e sei lá que mais! Sai mais barato ao Estado deixá-los à solta do que metê-los lá dentro!
Heitor: raisparta! Lá vai o sacana do lobo soprar outra vez! Segurem-se!
Prático: uma coisa eu vos digo, se escaparmos disto com vida, não tenham dúvidas que desta vez vou votar naquele senhor de bóina que costuma fazer vindimas e que aparece sempre nas campanhas lá na nossa feira de gado!
Cícero/Heitor: apoiado!”

——

Pensamento positivo (por José Sócrates)

pensamentopositivo_socrates

Pequeno excerto

“Você é aquilo que pensa.
Não é possível modificar o passado.
Mas o futuro é um conjunto de possibilidades infinitas a cada cruzamento definido pelas opções que você tem de tomar.
As opções que se tomam dependem do seu estado de espírito.
Pense positivamente. O futuro resolver-se-á, o universo desenrolar-se-á como sempre fez. Você não é responsável pelos males do mundo. Nem pelos males do seu país.
Pense positivamente, faça as melhores opções e, acima de tudo, vire as costas aos problemas.
Reparará que, na busca dum estado de espírito claro e positivo, o exercício físico ajudará. Eu recomendo um jogging matinal. Não é preciso equipamento dispendioso, basta usar as perninhas que os seus pais lhe deram. O exercício físico intenso liberta dopamina e serotonina no seu sistema sanguíneo, tornando-o menos atreito a estados negativos e depressivos.
Pense positivo. Diga não às suas apoquentações. Ainda está para nascer alguém capaz de resolver os seus problemas como você.

Confie em si. Faça que não com o indicador aos seus problemas quando estes lhe baterem à porta. Mande-os dar uma volta ao bilhar grande! Corra um pouco todas as manhãs. Não acredite na invenção da crise. O pensamento positivo está na raiz de todas as soluções.”

——

Combatendo o positivismo excessivo (por Manuela Ferreira Leite)

combatendo_mfl

Pequeno excerto

“Pensar nas coisas não adianta nada. É preciso fazê-las.
Todos temos a aprender com os nossos erros e o nosso passado.
E nós sabemos que o futuro não nos apresenta possibilidades infinitas. Cada cruzamento na nossa vida assemelha-se mais a uma bifurcação.
As opções que tomamos não dependem do nosso estado de espírito. Pensar negativamente tem as suas utilidades práticas. Apenas as pessoas verdadeiramente pessimistas conseguem perceber onde é que um plano poderá falhar.
Você é responsável pelas acções que toma. Acima de tudo, nunca vire as costas aos problemas.
Na sua busca pelo controlo da sua vida, abstenha-se de actividades que quebrem a sua rotina ou o projectem para situações inesperadas. Recomendo uma dieta equilibrada. O exercício é apenas uma fonte potencial de lesões musculares que o deixarão menos produtivo e com o apetite mais aberto. Evite fazer exercício a todo o custo!
Aceite as suas apoquentações com naturalidade: elas fazem parte da vida. E lembre-se que você não é insubstituível. Pode sempre delegar as tarefas mais aborrecidas para outras pessoas.
Não confie em si. Se confiasse, não estaria a ler este livro. Confie no conhecimento. Adquira um pouco todos os dias, duma forma religiosa.
É o conhecimento acerca do mundo que o rodeia que o ajudará a atravessar esta grave crise económica em que vivemos.
E não se esqueça, não faça exercício. Muito menos jogging!”

Deixe o seu comentário