siga-nos nas redes
Facebook
Twitter
rss
iTunes

O cão-d’água Português de Obama

É oficial! Vem nos jornais e tudo! O presidente norte-americano Obama decidiu presentear as suas meninas com um cão-d’água Português. Mais do que um choque cultural, acho que Portugal é capaz de vir a beneficiar com esta história.

Aliás, basta dar uma espreitadela na notícia publicada pela BBC, e qualquer bom Português perceberá imediatamente o ângulo.
(clique aqui para ler essa notícia)

Nesta notícia, logo por baixo duma foto dum cãozinho-d’água amoroso, pode ler-se uma legenda que – traduzida – diz qualquer coisa como “Os cães-d’água portugueses são conhecidos pela sua energia e inteligência.”
Para além disso, parece que são hipoalergénicos. Informação que eu desconhecia de todo, mas que me lembrarei da próxima vez que oferecer um cão a alguém que sofra de alergias crónicas.

Mas o melhor da notícia está para vir! Algures lá mais para baixo, há um parágrafo que denota
“Eles têm um espírito esperançoso e activo. São espertos. São resilientes. São optimistas. E nunca se cansam.”

(do original “They have a can-do and hopeful spirit. They are smart. They are resilient. They are determined. They are optimistic. And they are tireless”)

Sim, eu sei o que toda a gente está a pensar neste momento. “Mas André, essas características são precisamente o oposto daquilo que encontramos num verdadeiro Português!”
E é verdade. Nós não somos um povo esperançoso, nem activo; talvez algo esperto, mas nunca optimista! Quanto à parte do incansável… o melhor é nem dizer nada… (não estou a ser irónico. Estou mesmo cansado demais para tentar sequer acabar esta linha de pensamento…)

Como é que podemos então beneficiar com isto?
É simples. Basta fazer aquilo que sabemos fazer tão bem. Nada!
O Obama, a BBC e restantes orgãos de comunicação social já o estão a fazer por nós. Quem é que não se sente bem sabendo que a palavra “Português” corre agora o mundo, constantemente associada a qualidades tão íntegras como o optimismo e a esperança?

Mais… acho que devemos glorificar e elevar o estatuto do cão-d’água Português! É o mínimo que podemos fazer pelo nosso turismo que, neste momento, tanto precisa dos dólares e euros lá de fora. Quem sabe, talvez até substituir a cabeça do Galo de Barcelos pela cabeça dum cão-d’água?

Esperemos apenas que o cão não arranque a cabeça duma das miúdas à dentada, ou que morda o presidente Obama no baixo ventre. É que nós bem sabemos como alguns cães gostam de ladrar a cidadãos com o tom de pele mais escuro. Isso ia ser o fim da canzoada.




Se o raio do cão não se lembrar de destruir os xanatos do presidente já é uma vitória. Quem diz os xanatos, diz o rádio-leitor de cassetes, vulgo “tijolo”.


E mais: hoje ouvi a notícia (também da BBC)que o parque de campismo da Ilha das Berlengas foi classificado como o melhor da Europa. Só é pena a ilha ser interdita a cães, mesmo a cães-de água.


É porque os cães se mandariam logo aos sardões das Berlengas. E isso é que não pode ser.

Deixe o seu comentário