siga-nos nas redes
Facebook
Twitter
rss
iTunes

Godspeed 2008. Olá 2009!

Os políticos já avisaram, os jornalistas tomaram nota, e os empresários e a banca esfregaram as mãos de contentes: 2009 vai ser um grande ano para todos os portugueses! No entanto, lá porque estamos a surfar a onda duma recuperação muito saudável não é motivo para descurar todas as coisas boas que foram alcançadas até agora.

Por isso, vamos então passar uma breve revista ao maravilhoso 2008 que agora se despede, na esperança de que isso ilumine o caminho para um 2009 ainda melhor do que prevemos!

Foi em 2008…

… que descobrimos o filão de petróleo gigantesco do Atlântico Centro e que projectou o nosso país para a ribalta dos maiores produtores de petróleo. Escuso de estar aqui a repetir o que já todos sabem e viram nos noticiários. Mas a descoberta deste maravilhoso filão, que se estende da Dorsal Meso-Atlântica até ao Alto Alentejo, mesmo antes da fronteira com Espanha, foi sem dúvida um dos acontecimentos do ano!

Mais espectacular ainda foi a intervenção do Governo ao juntar a iniciativa da exploração petrolífera à utilização de energias alternativas. Graças a esse importante passo, somos o único país no mundo que terá o primeiro conjunto de plataformas petrolíferas que também produzirão electricidade com a acção das marés e do vento. Isso permitirá aumentar o número de postos de trabalho e fornecer-nos independência energética em relação a outros países. Desculpem lá, amigos espanhóis!

Foi também em 2008…

… que o nosso sistema de saúde deu vários passos em frente. Através do muito falado programa “Médico Móvel” que, como todos sabem, liga todos os médicos e enfermeiros do país via GPS, podemos agora saber onde se encontra o profissional de saúde mais próximo de nós. Isso reduziu imensamente as filas de espera nos hospitais, uma vez que grande parte dos problemas de saúde são de simples resolução e não implicam uma presença num hospital ou utilização de equipamento sofisticado.

O resultado é o que já todos conhecem. Menos filas de espera, hospitais menos sobrecarregados, e centenas de médicos a jogar golf sem terem de inventar desculpas ou andar de telemóvel desligado.

2008 foi também o ano em que…

… a educação em Portugal se afirmou perante os maiores standards. A situação polémica da avaliação dos professores foi resolvida com diplomacia, tacto e genialidade! Agora, em vez dos professores se avaliarem uns aos outros em condições pouco dignificantes, o acordo do Governo com a TAP permite que tirem quinze dias de férias pagas todos os anos, de modo a que se possam avaliar com a calma requerida nas melhores estâncias balneares brasileiras. Perante uma proposta destas, até os sindicatos perderam o sustento, tendo recorrido a argumentos algo absurdos (sr. Mário Nogueira, porquê mandar os professores para as Caraíbas? O Brasil não lhe chega? O que é que tem contra o nosso país-irmão? Desculpe lá, mas isso parece-me uma atitude um pouco xenófoba…)

Foi em 2008…

… que o Governo terminou o problema das touradas com uma mestria incomparável. Em vez de entrar no debate acerca das touradas serem espectáculos de tortura versus espectáculos de cultura, pura e simplesmente proibiu a venda de espetos e calcinhas de lycra. Decreto que a ASAE tem vindo a cumprir com o maior rigor. Problema resolvido! Agora, se você for ver uma tourada, é muito provável que assista a meia-dúzia de toureiros em fato-de-banho tipo bermuda (ou mesmo dentro daqueles barris com suspensórios), a espantar touros com tubos de PVC. Há quem diga que o espectáculo perdeu o encanto que tinha. Pessoalmente, acho que foi bom livrar o país destas reminiscências de Idade Média que em nada dignificam a nossa evolução.

Outra vantagem desta medida foi os lóbis apoiantes das touradas terem-se unido e aberto novas casas de fado pelo país fora. Agora, com maior quantidade destes lugares onde o fado é rei, a qualidade do trabalho dos artistas envolvidos tem vindo a aumentar proporcionalmente à concorrência. Resultados? Ainda é cedo para saber. Mas eu diria que o nível dos fadistas aumentará como consequência da quantidade disponível. E à medida que novas gerações se aproximarem destes valores culturais, talvez a nossa música possa ser trazida para o século XXI e receber a actualização qualitativa que tanto necessita.

Não nos podemos esquecer que foi em 2008…

… que se lançou o projecto mais importante para a redução de mortos nas estradas. Novamente, o nosso Governo está de parabéns pela forma lateral como abordou os problemas de mais difícil resolução. Em vez de pedir às pessoas para não beberem antes de conduzir – o que as leva a provocar ainda mais acidentes, pois há gente que nunca conduziu sóbria – o Governo reuniu-se com eminentes neurocientistas, matemáticos e empreiteiros. Já todos sabem que estou a falar do inovador plano C.E.D.E.T. (Conduzir Essencialmente Direito em Estradas Tortas).

Fazendo uso da mais sofisticada tecnologia de ponta em fMRI (aquelas máquinas em que se vê o que nos acontece na mioleira quando fazemos qualquer coisa), os neurocientistas estudaram o que se passa quando estamos com uns copos a mais. Pegaram então nos comportamentos resultantes e passaram a bola aos matemáticos. Estes apoiaram-se nestas descobertas e criaram algoritmos que descrevem os movimentos erráticos de condução. Finalmente, com o apoio dos empreiteiros, projectaram-se novas estradas para o país inteiro. Não demorará muito até o plano C.E.D.E.T. estar finalizado! Daqui por pouco tempo, será perfeitamente possível conduzir bêbado, em estradas especialmente criadas para o efeito, sem perigos para os outros automobilistas. Espectacular!

Numa nota mais interessante, foi em 2008…

… que Soraia Chaves e Catarina Furtado assumiram a relação lésbica que mantêm desde que se cruzaram em 2007 nos saldos do Corte Inglés. Toda a gente tem uma opinião em relação a isto. Basta escutar as conversas nos cafés. Uns acham que mais valia a Soraia andar metida com a Sónia Araújo, assim sempre era uma loira com uma morena. Outros gostavam de ver as três juntas. E há ainda a facção que insiste que não é possível saber a côr verdadeira do cabelo da Sónia, dado que ela aparece com uma côr diferente em cada anúncio que faz. Por mim, acho que as coisas estão bem como estão. Duas das nossas mais frescas e apetitosas personalidades admitirem uma coisa destas publicamente já é o suficiente para me fazer sonhar um bocado. Quantas mais haverá por aí à espera dum exemplo destes para ganharem coragem e sairem do armário, como se costuma dizer?

Numa nota pessoal, não me posso queixar. Afinal, foi em 2008 que…

… participei na minha primeira orgia swinger com mais três casais. Não é tão bom como dizem. Para a próxima, vou impôr um limite de dois casais por cama. Ou então vamos para a sala. Oito pessoas numa cama lembra-me os tempos em que andava de transportes públicos…

… mandei um pacote de plástico para o lixo, sem o reciclar. Relaxem! Não foi cá em Portugal. Foi num país onde esse tipo de comportamento não só é legal, como fortemente encorajado.

… saiu-me o Euromilhões duas vezes, com duas semanas de separação! Infelizmente, esqueci-me de levantar o prémio pela segunda vez porque estava na Tailândia a festejar o recebimento do primeiro prémio. Não faz mal. Os 25 milhões do primeiro sorteio já me chegam. Nos dias que correm, 25 milhões de euros ainda é dinheiro.

… plantei a minha primeira árvore. Infelizmente, a Câmara levou-a no dia seguinte. Pelos vistos, segundo a opinião de José Sá Fernandes, uma palmeira no túnel do Marquês não fica lá muito bem.

… escrevi o meu primeiro livro. Infelizmente perdi-o quando o pousei no chão para plantar a árvore.

Um feliz 2009 para todos os que tiverem chegado até aqui. Ah, seus resistentes! Seus combatentes!




Silencioso, mas ando por aqui…

Venha lá o ano de 2009! Boas entradas, André, bem como para todos os que Diz Que Disseiros!


Bom Ano aos Dizquedisseiros!! 😀

Deixe o seu comentário