siga-nos nas redes
Facebook
Twitter
rss
iTunes

Sony, pirataria e ASAE

Apesar de falar apenas por mim, noto que há um consenso geral em relação a uma matéria específica: dá um gozo enorme assistir à queda de alguém que prevarica os princípios que sempre advogou. Como é o caso da Sony BMG, braço editorial da Sony responsável pela venda, produção e distribuição de música.

Tal como todas as editoras que se dedicaram, de uma forma ou outra, ao comércio de discos, o reinado da Sony BMG viu-se atacado pelo fantasma da pirataria musical no final dos anos 90. Facto esse que a empresa nunca deixou passar ao largo, exercendo mão pesada e exigindo chorudas quantias a todos os que lhe tentaram tirar algo que era dela.

E é precisamente essa integridade, essa sensação de justiça moral implícita, que torna ainda mais engraçado o facto da Sony BMG ter sido apanhada em flagrante delito de crime informático. Leia sobre isso aqui (em inglês), outra notícia (também em inglês) sobre o assunto aqui e outra (em francês) aqui.

Ao que parece, a Sony BMG pode ter até 47% de software pirateado nos seus computadores corporativos! É compreensível. Uma empresa tão grande, com milhares de empregados espalhados pelo mundo inteiro, imaginem só o dinheiro que pouparam se metade do software que usam foi pirateado? Não sei que valor é esse, mas duma coisa estou certo. Se metade do software que usam é ilegal, isso significa que gastaram metade do que teriam gasto se o tivessem comprado! Metade é igual a 50%. 50% é uma percentagem muito grande, seja lá para o que for! (50% dum primeiro prémio do Euromilhões continua a ser muito dinheiro; 50% dum salário mínimo continua a ser um salário da treta).

A Sony BMG pode apenas dar-se por contente por este escândalo não ter sido detectado em território luso. Caso contrário, a ASAE já se teria dirigido às suas instalações, e não só tinha selado os computadores, como teria fechado a sua cafetaria, multado a máquina de bebidas e interdito o uso da sala de fumo por ter menos de 90 metros quadrados e não ter o dístico afixado na parede.




Se tem algum contacto na Sony, avise….. eu resolvo os problemas deles com a cafetaria e ainda lhe s ofereço os disticos…..
Em troca podem mesmo pagar em músicas ou algo que se pareça

Deixe o seu comentário