siga-nos nas redes
Facebook
Twitter
rss
iTunes

Vem aí a TVI Notícias!

Iupi! Yes! Olé! E montes de outras expressões imbecis que simbolizam contentamento!! Olaré! Vem aí a TVI Notícias! O canal que muita falta fazia na grelha da TV Cabo!

A BBC World é um canal de notícias interessante mas, convenhamos, não foca diariamente, e durante várias horas, as notícias de derby’s futebolísticos tal como todos gostariam. A SIC Notícias também está quase lá. Só que aquelas promos… bem, ficamos sem saber se se trata de sentido de humor afinado ou falta de profissionalismo (o que é uma posição pouco confortável para um canal de televisão ocupar). Mas agora com a TVI Notícias, sem dúvida que nos esperam tempos bons! Eis o exemplo dum dia de grelha de programação do futuro canal (com notas da Direcção de Programas e tudo!), que conseguimos surripiar através de um conhecido que infiltrámos no focus group realizado pela Mediacapital:

06:00

Crash Report!
Fique não só a saber o estado do trânsito, mas assista também em directo aos melhores acidentes, graças a câmaras estrategicamente colocadas nos principais pontos negros das cidades.

07.00

A Causa das Coisas
Magazine de reportagem que envia jornalistas e repórteres a casa dos familiares das vítimas do Crash Report! e pergunta-lhes como se sentem. Outros assuntos abordados perante os familiares serão o estado de espírito do acidentado na noite anterior, o que tomou ao pequeno-almoço e qual a sua marca preferida de laxante. As reacções dos familiares são analisadas em directo, no estúdio, por um painel de psiquiatras patrocinados pela Cofidis.

08.00

Noticiário das 8
Uma síntese das principais notícias e actualidades, criteriosamente filtradas para que os espectadores não sejam incomodados por coisas que não lhes interessam (finanças, eleições americanas e outras tretas sem interesse que tomam lugar em locais muito distantes).

09.00

Manhãs da 21
O “Manhãs da 21” é um magazine informativo que debate temas actuais como a obesidade, gravidez adolescente e Zen budismo. Junte-se a nós para saber porque é que anda a comer mal, porque é que está grávida e porque é que precisa de relaxar. (NOTA DA DIRECÇÃO DE PROGRAMAS: este nome é provisório, uma vez que a TV Cabo ainda não nos garantiu que possamos ocupar a 21ª posição na grelha de canais. De qualquer forma, o nome parece imbecil demais, mesmo para os nossos standards. Este nome terá de ser revisto.)

10.00

Noticiário das 10
Repetição do “Noticiário das 8”, mas com actualizações acerca do estado de saúde dos doentes mais graves que apareceram no “Crash Report!”.

11.00

Este é o seu mundo
Documentário científico que aborda a possibilidade da existência de vida noutros planetas. Em estúdio juntam-se diversos cientistas, parapsicólogos e estudiosos do oculto que proporcionarão um programa cheio de vivacidade e debate. (NOTA DA DIRECÇÃO DE PROGRAMAS: infelizmente, não conseguimos encontrar cientistas de renome que aceitassem participar neste programa. De qualquer forma, as estatísticas mais recentes indicam que o povo não está interessado em explicações científicas, mas sim em continuar a acreditar nas possibilidades mais estapafúrdias. Em vez de colocar cientistas no painel, talvez seja mais interessante convidar um membro do público – aleatoriamente escolhido das bases de dados da Cofidis – para dar a sua opinião enquanto “pessoa comum”. O público adora essas merdas e é menos um cientista a quem temos de pagar cachet.)

12.00

Noticiário das 12
Repetição do noticiário das 10, mas com entrevistas às pessoas que testemunharam os acidentes do “Crash Report!” e também com as opiniões dos seus familiares acerca do impacto psicológico que acham que o visionamento do acidente terá neles. Ficarão essas pessoas com mazelas difíceis de reparar? Sonharão acordados com desastres e ouvirão as vozes das vítimas enquanto deveriam estar a prestar atenção ao seu trabalho? Estarão ameaçados os seus pagamentos de crédito à habitação ou consumo?

13.00

Noticiário das 13
Repetição do noticiário das 12, mas com a receita de almoço do Chefe Goucha. (NOTA DA DIRECÇÃO DE PROGRAMAS: ainda está em consideração se apresentamos a receita do chefe Goucha no final do Noticiário das 13; ou se partimos para uma análise do estado de espírito dos repórteres que noticiam frequentemente acidentes e desgraças. A decisão depende dos custos de produção projectados para cada segmento. O estado de espírito dos repórteres é fácil de produzir: basta levar uma câmara ao ombro e invadir a redacção. Mas a receita do Goucha também não é complicado, uma vez que o homem tem uma mesa de cozinha no camarim.)

14.00

País Infelizmente Real
Debate em estúdio sobre o estado do nosso país. O consenso geral será que o estado do país é mau, que as coisas eram muito melhores nos tempos em que estavam muito piores, e que por este andar só caminhamos para a desgraça e apocalipse generalizado. (NOTA DA DIRECÇÃO DE PROGRAMAS: o padre António Vaz já confirmou a sua presença, mas preferíamos continuar a tentar o padre Borga. Ele é mais apocalíptico e old school. É mais da onda do “Deus castigador” e não tanto do “Deus bonzinho e que acha que tudo se vai resolver a bem”. Não é esse o tipo de dinâmica que queremos imprimir neste programa.)

15.00

A Última Hora!!
Se a notícia acontece a todo o instante, qualquer hora é sempre “A Última Hora!!” (NOTA DA DIRECÇÃO DE PROGRAMAS: excelente slogan! SIC Notícias, rói-te de inveja! Cá para mim, “A Última Hora!!” até pode durar duas horas! Lindo! E os pontos de exclamação, então… dão-lhe um ligeiro ar de pânico e urgência. Adorei! Os meus parabéns!)

17.00

Noticiário das 17
Síntese noticiosa das 17, com as previsões astrológicas de Paulo Cardoso. (NOTA DA DIRECÇÃO DE PROGRAMAS: não prometam nada ao Paulo Cardoso. Ainda queremos ver se conseguimos o Miguel de Souza. Tem um ar mais apaneleirado que o Paulo Cardoso e conseguiu ratings melhores com donas de casa e velhos (o nosso público-alvo desta hora).

18.00

Noticiário das 18
Repetição do noticiário das 17, mas sem as previsões astrológicas de Paulo Cardoso/Miguel de Souza e com algumas notícias sobre finanças e coisas dessas. (NOTA DA DIRECÇÃO DE PROGRAMAS: conseguimos negociar bons royalties com a Lusa para as notícias financeiras. Infelizmente, isso implica que tenhamos de passar essas notícias pelo menos cinco vezes para as rentabilizarmos. Pelo que, entre repetir as mesmas notícias cinco vezes no mesmo noticiário, ou repetir o mesmo noticiário cinco vezes, preferimos a segunda hipótese.)

19.00

Noticiário das 19
Repetição do noticiário das 17.

20.00

Noticiário das 20
Repetição do noticiário das 19, mas com dados adicionais sobre o estado de saúde das vítimas do Crash Report! da manhã.

21.00

Noticiário das 21
Repetição do Noticiário das 20, sem o Crash Report!, novamente com as finanças da Lusa, e com repetição da receita do Goucha. (NOTA DA DIRECÇÃO DE PROGRAMAS: gosto disto. Assim, quem não viu o programa durante o almoço, pode sempre fazer a receita ao jantar. É um público diferente. O público da tarde é maioritariamente diabético e com problemas de tensão alta; o público da noite é mais virado para a saúde e ginásios. Se conseguirmos pôr o Goucha a fazer daquelas mistelas sem açúcar, temos ambos os públicos apanhados e com os custos de apenas uma produção! It’s a win-win situation! Perfeito perfeito seria conseguir um patrocínio dos Sais de Fruto Eno!)

22.00

Noticiário das 22
Repetição do Noticiário das 21, novamente com o Crash Report!, as finanças da Lusa e sem a receita do Goucha.

23.00

Sinais do Temporal!
Documentário com a história dos maiores temporais que assolaram a Humanidade deste tempos imemoriais. Comentado ao vivo por diversos meteorologistas, dando a entender que está iminente o próximo temporal avassalador que destruirá o nosso país de alto a baixo. (NOTA DA DIRECÇÃO DE PROGRAMAS: se possível, colocar também no painel de entrevistados um membro da Protecção Civil que dê dicas sobre o que fazer em caso de catástrofe. Desde que, é claro, fique bem patente que, em caso de cataclismo, estaremos todos fodidos porque o nosso país não está preparado para nada.)

00.00

Noticiário da Meia-Noite
Repetição do noticiário das 23 e notícias das primeiras páginas dos jornais do dia seguinte. (NOTA DA DIRECÇÃO DE PROGRAMAS: Gosto desta história de usar os jornais do dia seguinte para preencher tempo de programação na televisão. É menos um custo para o nosso lado. Tal como na SIC Notícias, acho que devíamos meter o pivot (Manuela Moura Guedes?) a sublinhar as notícias das primeiras páginas dos jornais diários do dia seguinte com um marcador. Mas não queremos ser acusados de plágio. Em vez de usarmos um marcador cor-de-rosa como o do Pedro Mourinho (isso é irreverência mais), vamos usar um marcador amarelo. É menos amaricado e vêem-se melhor as notícias depois de sublinhadas.)

Com uma grelha de programação destas, estamos aqui que nem nos podemos aguentar! Infelizmente, a espera é uma constante para quem assiste à TVI. Vamos apenas acreditar que eles não têm o hábito de atrasar este tipo de decisões tal como atrasam os programas na sua grelha de programação. Caso contrário, não vamos ser nós – mas sim os nossos filhos – a desfrutar do excelente canal que aí vem.




Mal posso esperar! Sugestão: um body count permanente. É conhecido o gosto dos portugueses por estes pequenos pormenores.

Com muita pena minha, fica apenas a faltar o programa Onde está o Wally?, onde durante uma semana se tenta descobrir o paradeiro de uma determinada pessoa.

(NOTA DA DIRECÇÃO DE PROGRAMAS: se possível, escolher crianças, dado o grande impacto que provocam junto do telespectador. Na semana seguinte deve escolher-se outro desaparecido, mesmo que o caso anterior não tenha sido resolvido. Afinal, não queremos que nos acusem de só prestar atenção a este ou aquele caso mais mediático. Além disso, garantimos que o telespectador não se satura deste modelo de programa. Fundamental: um painel de especialistas na matéria, nomeadamente um criminalista, um psicólogo, o Sr. Zé Manel do talho e a Dona Ermelinda, que não perde um episódio de CSI. A ponderar: entrevistas de rua, pois todos nós temos uma teoria a expor.)

Não esquecer de fazer a cobertura de eventos especiais, como é o caso dos incêndios, no verão.


fantástico, já me imagino não sair de casa….lol

Deixe o seu comentário