siga-nos nas redes
Facebook
Twitter
rss
iTunes

SICK Notícias

Qualquer espectador da SIC Notícias (como eu) decerto já terá reparado que eles têm algumas promos a atirar para o foleirote.

Numa das mais recentes, podemos observar a Ana Lourenço em amena imitação manhosa do Minority Report, a fingir que maneja informação dum lado para o outro num (suposto) écran táctil (e se isto já parece piroso agora, imaginem quando essas promos aparecerem no programa dos Gato Fedorento daqui para uns 10 anos…).

Mas a promos pirosas já nós estamos habituados neste país. Especialmente vindas da SIC Notícias que, independentemente da excelência jornalística que possa ou não possuir, sempre foi um canal cheio de tendências irritantemente copiadas de estéticas americanas (CNN, Fox News, etc.). Qual é então a novidade?

Trata-se da última promo, que tantas lágrimas de alegria (quanto de consternação) me provocou!
Nada como dar uma espreitadela. Clique aqui para ver o video em formato Divx ou clique aqui para ver o video em formato mpg4.

Ora bem. Nem me atrevo a falar do ar exageradamente cool que lhes quiseram dar. Eu teria exagerado mais ainda e ter-lhes-ia fornecido uns óculos escuros redondos, ao estilo do filme Matrix. Seriam a nata dos nossos Agent Smith jornalísticos. Licença para informar! Se é para ter ar cool, de bracinho cruzado e com pinta de cromo, ao mesmo que se assumam e estiquem até corda até não dar mais.

Mas dissequemos então o conteúdo da auto-promoção.

“Mário Crespo, a excelência da comunicação”.
Pessoalmente, não gosto do estilo do Mário Crespo. Acho que fala devagar demais e enrola muito os discursos, transformando histórias simples em lenga-lengas intermináveis. Mas só porque não gosto do estilo dele não quer dizer que não o reconheça como excelente jornalista. Especialmente sendo da “velha guarda”, o que significa que talvez seja capaz de colocar os acentos e as vírgulas correctamente numa frase. Atributo que parece cada vez mais raro na nossa praça informativa. Portanto, um grande bem haja para o Mário Crespo!

Mesmo a Ana Lourenço, com a sua “cara actual” (como ela aparece caracterizada na promo) não me choca. A miúda é engraçada, tem um ar simpático e não tem culpa das coisas que a obrigam a fazer. Tudo bem que podia ter-se desenrascado melhor quando o Santana Lopes lhe deu para trás naquela história do corte para o directo do Mourinho. É esperado dum pivot que tenha um mínimo de ad lib, pelo menos o suficiente para ser capaz de se desenvencilhar em alturas de crise. Mas pronto, ela é novinha, engraçada, e parece estar no bom caminho.

Agora, e esta é a parte que me fez chorar a rir, Pedro Mourinho e a “irreverência”! É verdade, ouviram bem a promo! Pedro Mourinho e irreverência na mesma frase! HAHAHAHA!
Desculpem lá o desabafo. Provavelmente o Pedro até é um gajo extremamente irreverente. Talvez tenha uma tatuagem nas costas, de alto a baixo, e uma série de piercings nas auréolas dos mamilos (não sabemos. Isso não se vê na televisão). Ou se calhar gosta de se mascarar de ceguinho aos fins-de-semana para poder dar cacetadas as transeuntes com uma bengala. (não, esperem, esse sou eu)

No fundo, e talvez seja por isso que acho a promo ainda mais cómica, eu não consigo associar a imagem de irreverência ao Pedro Mourinho. Mesmo que tente com muita força. A única coisa que o imagino a fazer, vá lá, é a atrasar o despertador do quarto dos pais para poder chegar um pouco depois da hora marcada sem se meter em problemas.

Imagino a conversa entre os copywriters que escreveram a promo:

– É pá, tive uma ideia linda! Estás a ver aquela promo da Fox? Podíamos copiar aquilo e espetar lá com o Mário Crespo, a Ana Lourenço e o Pedro Mourinho.

– Boa! Púnhamos os gajos de braços cruzados, com um ar muita cool, câmara lenta, uns pannings de câmara à volta deles, flashs a torto e a direito…

– … e ficávamos com mais uma promo de 30 segundos!

– Genial!

РEnṭo e o que ̩ que dizemos?

– É pá, o Mário Crespo é um jornalista excelente. Já cá anda há uns tempos.

– Olha! É isso! Um comunicador excelente! Excelente comunicador… excelência… eu sei que há aqui uma ideia…

– “Excelência na comunicação”!!

– YES! Give me five!

CLAP!

– Ok, agora a Ana.

– Ora a Ana… a Ana… bem, ela é engraçada, mas não podemos dizer isso.

РPois, mas ela tem um ar moderna̤o.

– Sim, sim… moderno… actual…

– “A actualidade da informação”!!

– Bem, tu hoje estás do caraças!

– É verdade! Dá cá outro bacalhau!


CLAP!

– Ok, e agora o Pedro Mourinho.

– É pá, esse é que é mais lixado.

РPois, o que ̩ que dizemos do gajo?

– Bem, ele usa muito o Google Earth no Jornal da Noite. Podíamos dizer qualquer coisa como “O lado terra-a-terra da informação”.

– Não… não… isso não pega. A malta vai ficar a pensar que somos a TVI.

– Já sei! “A irreverência”!

– A irreverência?! Estás parvo? Estamos a falar do Pedro Mourinho, não estamos?

– Sim, o Pedro.

– Pois, o gajo que apresentava o Caderno Diário, certo?

РSim, o Pedro Mourinho, cara̤as!

– O mesmo Pedro Mourinho que estava ainda agora ali na cantina a pedir à Dona Ermínia para lhe aquecer o copo de leite no micro-ondas?

– Sim, esse Pedro…. ok, eu percebo o teu ponto de vista, mas não sei o que é que hei-de dizer desse gajo…

– Pera lá, o tipo uma vez não apareceu para as filmagens com meias de cores diferentes?

– Pois foi!!!

– Ok, que se lixe! Fica “irreverência”. Também, quem é que vai ligar a esta merda?




Copiar a promo da Fox? Estás a acusar a Sic Notícias de plágio? Nada disso! Trata-se sim de uma homenagem àquela maravilhosa* promo do Dr. House, que já de si era tão sofisticada** e inteligente***.

E para mais, estás a dizer que o Pedro Mourinho não é um ganda maluco? Ainda há coisa de duas semanas o avistei a atravessar a Avenida da Igreja fora da passadeira. Se isso não é irreverência, não sei o que será!

* leia-se “pirosa”
** leia-se “abimbalhada”
*** leia-se “cretina”


Não. Plágio é pegar no trabalho de outro, sem tirar nem pôr, e dizer que é nosso. Aqui trata-se mais de “cópia adaptada” (ou cópia descarada, dependendo do ponto de vista) da estética normalmente associada a canais de notícias como a CNN e a Fox.

Verdade seja dita, os canais de notícias não são as coisas mais originais que andam por aí. Ou pelo menos era isto que eu pensava até ter visto o Nutícias…

Mas já que têm de copiar uma estética, ao menos que copiassem a BBC World. Está mesmo aqui ao lado e é o melhor canal de notícias do mundo. O único problema é que tem… promos decentes. Isso é capaz de ser um problema para algumas mentalidades nacionais…

Deixe o seu comentário