siga-nos nas redes
Facebook
Twitter
rss
iTunes

Sexóloga procura fama

Se você trabalha numa empresa, decerto já está habituado a receber tabelas de material informático, catálogos de produtos que nunca requisitou, telefonemas de pessoas a tentarem impingir-lhe promoções que não precisa, etc. O que provavelmente não está à espera é de receber um envelope A4, via postal (obviamente), com uma biografia e foto duma senhora que se intitula astróloga, vidente e sabe-se lá que mais.

A senhora em questão diz que se chama Maria Helena, e possui um site que você pode visitar clicando aqui. Diz, lá no site dela, na secção “Curriculum”, que é formada em Sociologia, Estudos Lusófonos, Literatura, etc. etc. Um currículo de fazer inveja a muita gente famosa, e que só não tento confirmar se é ou não verdadeiro porque não tenho tempo nem paciência (nem grande interesse, diga-se). Fica por explicar o que será que lhe aconteceu para, repentinamente, se ter virado para a astrologia, esoterismos, estudos de cristais e outras parvoíces do género. Provavelmente o mercado de trabalho para os sociólogos ainda não está assim tão desenvolvido no nosso país…

Até agora, nada de muito estranho. Uma auto-intitulada astróloga cria um site, manda mailings para muita gente para que saibam que ela existe, e pronto. Não é comum receber coisas destas por correio, mas aconteceu.
E é aqui que começa a confusão.

Eis então que, uns tempos depois, aparece uma outra Maria Helena na minha vida.
Ao início, até pensei que fosse a mesma. Porquê? Porque, tal como a primeira Maria Helena, também esta me enviou tralha pelo correio. Também mandou uma foto, uma biografia e uma cartinha a dizer que está disponível para entrevistas ou para o que for preciso. Só que esta Maria Helena, e aqui é que está o engenho da artista, acrescentou o apelido “Juergens” ao seu nome. Brilhante! A técnica de marketing é idêntica, o raio do envelope é igual e até a morada de contacto é a mesma para as duas Marias Helenas. Mas como esta é a Maria Helena Juergens, ninguém desconfiará.

Esta segunda Maria Helena (provavelmente clone da primeira) não é socióloga. É mais inteligente e sabe que há áreas académicas que são becos sem saída. E como não queria acabar como a irmã, a dar consultas de astrologia a atrasados mentais, formou-se em Psicologia Clínica. Sempre tem mais saídas profissionais. Tal como a primeira Maria Helena, também possui um currículo invejável. Estudou em montanhas de instituições de ensino, e dá aulas numa universidade nos Estados Ónidos e tudo! Coisa fina. Não se deixem enganar pelo facto de que uma busca ao nome “Juergens” ou “Maria Helena Juergens” no motor de busca do site da Universidade de Wisconsin (onde ela diz que dá aulas) descubra todos os nomes menos o dela. Nós sabemos como estes americanos são descuidados com estas coisas da internet.

Esta segunda Maria Helena, a Psicóloga (não confundir com a astro-socióloga), escreve sobre coisas de sexualidade para algumas publicações nacionais, sendo uma delas o Correio da Manhã (porque é que não estou surpreendido?). E descobri até o currículo dela num site intitulado O Guia da Família. Já agora, a título de curiosidade didáctica, a barra vermelha vertical, que se encontra do lado esquerdo, tem um erro ortográfico. “Sexologicamente” é um advérbio de modo e, por isso, não leva acentuação. Pormenores.

A ver pela foto desta Maria Helena Psicóloga, dir-se-ia que é comível. Aliás, o que é que poderá ser mais excitante que uma mulher apresentável, com um sorriso simpático, e conhecimentos aprofundados de psicologia e sexologia? Não é isso que a maior parte dos homens procura?

Já a Maria Helena astro-socióloga tem um ar diferente. Não tem mau aspecto. Mas tem mais aquela pinta de bibliotecária ou contabilista que irrompe em lingerie de cabedal pelo escritório adentro, e domina violentamente o estagiário depois do horário de expediente. No entanto, tem uma aparência mais conservadora. Provavelmente para não assustar a clientela que, supõe-se, deve consistir essencialmente em pessoas de baixa instrução escolar (como esteticistas e porteiros de casinos).

Como já se aperceberam, temos aqui uma situação curiosa, no mínimo. Ou potencialmente fraudulenta. O critério fica à vontade do freguês. Como eu não pago à Maria Helena Psicóloga para escrever coisas sobre sexologia no DQD e como não pago consultas de vidência à Maria Helena Astróloga, para mim é igual ao litro se elas são a mesma pessoa ou duas irmãs gémeas.

Aliás, dá-me até um certo gozo imaginar que sejam a mesma pessoa.
Astróloga e vidente durante o dia, a dar consultas e a prometer futuros mais folgados à clientela; sexóloga durante a noite, enquanto redige as respostas (e provavelmente as perguntas) às questões que as pessoas lhe colocam nos suplementos para onde escreve.

Durante o dia, está em modo de reframing astrológico. Frisa o cabelo antes de sair de casa, mete os óculos na carinha chistosa e despede-se do espelho com um beijo. À noite larga apaixonadamente as roupas à medida que vai entrando em casa e, tal como uma cascavel na mudança de pele, já se encontra transformada em sexóloga fervorosa assim que chega ao computador da sala. Tecla então, salivante e furiosamente, crónicas sobre sexo, fantasias e sessões-a-três para a manutenção da harmonia do casal.

O mais engraçado disto tudo é que, embora os astrólogos e outros charlatães da mesma laia me irritem intrinsecamente, agrada-me imaginar que estas Marias Helenas sejam a mesma pessoa. Diria até que gostaria de a conhecer só por causa disso. Teria um especial prazer em apertar a mão (ou dar uma beijoca ou, porque não, acariciar uma nádega?) a alguém capaz de tamanha criatividade.
Não estou com isto a afirmar que a(s) Maria(s) Helena(s) seja(m) ou não uma(duas) burlonas. Estou apenas a dizer que, se de facto for apenas uma pessoa, tem o meu respeito incondicional. É porque é preciso ser-se original e ter-se alguma lata para se fazer uma coisa destas. E eu gosto de gente com lata.

——

PS: alternativamente, há alguém que trabalhe ou conheça alguém nas Universidades em que a(s) Maria(s) Helena(s) dizem ter estudado? O currículo duma está aqui, o currículo da outra está aqui Alguém poderá investigar a veracidade dos currículos? Digam qualquer coisa se descobrirem algo.

PPS: alguém tem jeito para analisar caras? Conseguem olhar para a foto das duas Marias Helenas e perceber se pode ou não ser a mesma pessoa? Eu poderia fazer isso, mas tenho um problema grave. Se fico muito tempo a olhar para a mesma foto, apanho uma seca. Obrigado.




Lamento ir contra a tua fantasia, mas acho que na realidade são mãe e filha.

Imagino a Maria Helena astróloga, mãe solteira adolescente, a aperceber-se através da sociologia (campo pouco lucrativo) de que há muitas pessoas crédulas e ingénuas neste mundo e a virar-se assim para a astrologia, para poder pagar à filha uma esmerada educação no estrangeiro.

Isso explica a mesma morada de contacto, a parecença física, e as mesmas originais técnicas de marketing, passadas assim de geração em geração.

Aliás, não deve faltar muito tempo para receberes ainda outro envelope, desta vez o da avó, Maria Helena, a curandeira.


Ah! Mãe e filha! Como é que isso não me ocorreu?!
Parece que estou a ver a conversa lá em casa:

– E então, filha? Como é que andam as crónicas de sexologia?
– Vão bem, mãe. Só que eu já queria ser famosa!!! Buáááá!
– Calma, Lena, calma. Olha, vais fazer o mesmo que eu. Amanhã vais meter um vestidinho bonito por cima do corpinho, eu empresto-te um pouco de rimmel e de base para ficares bonita e vamos tirar uma foto àquela loja da Kodak ali da esquina.
– Para quê, mãe? – diz a pequena Lena, enquanto limpa as lágrimas e funga o nariz
РOra para qu̻! Marqueting, filha. Marqueting! Vamos mandar a tua cara bonita pelo correio e vamos fazer uma biografia como deve ser. E depois mandamos daquilo para todo o lado!
– Hum… isso é boa ideia, mãe. Olha, porque é que eu não vou a um site duma universidade americana que ninguém conheça, saco o apelido de um dos professores de lá, acrescento-o ao meu nome e digo que dou lá aulas?
– That’s my girl!

Mas pronto… continuo a preferir a possibilidade dela ser só uma pessoa… snif… já estava a ficar habituado à ideia e tudo… snif… não é justo!


Também acho que são familiares…

Ou então vão ao mesmo cabeleireiro.


Não consegui descobrir o CV da Dra. Sexologa. Estamos em Fev de 2008 se calhar já o retiraram. Até a barra vermelha já não existe.


É verdade. O site mudou no entretanto, e a tal Maria desapareceu sem deixar rasto.


Bom Dia,

Concordo com tudo que li, e gostria de vos relatar, o que aconteceu à minha namorada recentemente… à uns meses para ca… talvez em janeiro a Dra Maria Helena Juergens não era especializada em sexologia, e não sabia nada destas matérias, pois colocou um anúncio na net empregos a solicitar uma sexologa… o qual a minha namorada respondeu, visto ter formação na área… A dra maria helena (mãe) foi quem recebeu as pessoas para entrevista, referindo que iriam ser atendidas pela professora maria helena juergens (filha) em seguida… e assim foi… foi feita uma entrevista, onde só queriam saber quantas pessoas a minha namorada consultava por semana, se depois podia trazer para lá os pacientes ou não, onde tirou a formação em sexologia, etc etc e a professora maria helena juergens em carne e osso verbalizou que não tinha experiencia nem formaçao nesta área, e por isso estaria interessada em contratar (coisa que não fez)!!! e apartir desse mês começou-se a ver anuncios na SAPO, na TV…, em todo o lado sobre a doutora falsa!!!! já conheço varias historias sobre ela, e um colega meu inclusive enviou a sua idignação para a sapo, porque é crime aceitarem um profissional estar-se a publicitar a fazer-se passar por alguem credenciado!! acho muito criminoso e espero que ninguem caia numa consulta desta senhora, porque de certo será muito desagradavel ser consltado por alguem que lê cartas e buzios sem formaçao!

tem de ser feita justiça, nem que seja a nivel judicial… é uma vergonha e acho bem que seja divulgada…

Tambem acho lamentavel o facto de a TVI aceitar a promoçao das pessoas quando estas nem sabem o que estão a fazer….


Boa Tarde!

Gostaria de partilhar com a comunidade da internet, o que se passou comigo… à uns dois meses vi o anuncio de “consultorio on line ” da Professora maria helena juergens sbore sexologia, e resolvi ligar para o número que ela tem lá no site, e para outros consultórios, pois estava de facto à procura de ir a uma consulta de sexologia… o número é exactamente o mesmo do “centro maria helena” que é onde são as consultas de cristais, tarot regressão, bla, bla… tem tudo a ver com a sexologia clínica não tem? que é uma especialidade de saúde… enfim mas o mal não é esse… quando liguei para lá, perguntei se era possivel fazer marcação de sexologia para a maria helena juergens, o que me responderam “não, ela de momento não está no país, só se for lá para junho” e eu disse: “e já agora quanto é a consulta com a maria helena juergens?”, “são 110 euros senhor…”.
Bem nesta altura desisti logo de prosseguir o assunto… e a senhora do outro lado do telefone diz-me: “mas se o senhor não quiser esperar até junho poderá ser visto por uma psicóloga aqui do centro, que tem por nome maria helena, e esta consulta pode ser marcada já para amanha, se pretender.. e o preço são 50 euros”
e pronto é muito triste estas coisas acontecerem… porque a outra maria helena é a mãe…. que nem sequer é psicologa, mas sim socióloga. E acho muito mau andarem a a brincar com a saúde das pessoas, por dinheiro… até porque me tenho vindo a informar mais sobre estas questões da sexologia, e não basta serem psicólogos, porue têm de ser formados na especilidade de sexologia… graças a deus acabei por marcar uma cnsulta de sexologia, em outro sitio, onde estou satisfeito, porque a pessoa é credenciada, pois já me garanti disso.

Agora… meus senhores e senhoras, isto é crime de burla… será que ninguém pode fazer alguma coisa? ainda á pouco tempo apanharam um médico que tava a trabalhar em consultório e não tinha o curso… pois aqui é exactamente o mesmo, ela nao tem curso de sexologia, não tem experiência real com estes doentes e não faz a minima ideia do que está a fazer aos doentes, porque está a prejudicá-los gravemente!!! que era o meu caso se tivesse ído à consulta dela, mas felizmente pesquisei na net antes de ir, liguei para lá, e comprovei a minha tese.

Devia ser feito um apelo à comunicação social, para deslindar este caso que isto é demais, ainda por mais dando-se à morte, de ir à tv falar do que não sabe e espalhar publicidade por todo o lado.

Tenho pena da senhora é só isso… acho que se ela lêr isto o meu conselho é: muda de profissão que esta já ardeu!


Estive a ler o que está escrito para trás e não é com espanto que me deparo com esta informação, que já conheço e sei que é verdadeira. esta senhora que se diz sexologa nao é reconhecida em portugal com as suas qualificações. e nem sequer é ela que escreve os textos que aparecem quer no correio da manha quer no consultório de sexologia da sapo, pois a namorada de um amigo meu já teve a escrever textos para os sites dela, a 50 euros de 15 em 15 dias, meu deus… a mariazinha dá a cara e os outros escrevem e ela mete o money ao bolso, ganda maluca. a sorte é que este pais é feito de charlatoes e ninguem vai prezo por burla, que é o


São mesmo mãe e filha.
A mãe, Maria Helena, é a mãe (a que andava nos programas do goucha) do Dr João barroqueiro, ou João Damião, o mágico do “superbuérere”, lembram-se?
Ele lá aparecia com uma menina toda gira, boa que se farta, de longos cabelos pretos e de seu nome: Maria Helena.. ou Leninha…
Essa é a menina que se formou de facto nos EUA em sexologia.

🙂
Vá, não façam mais confusões.
A leninha é fixe…
É capaz mesmo de ser a única que se aproveita..
deitadinha..


Prezados,

Particularmente conheço a referida familia desde 1980, quando viviam no Brasil, que foram por força do 25 de Abril.
Acompanhei o crescimento das crianças,hoje, todos bem sucedidos e do casal Carlos Alberto e Maria Helena, os quais reputo como extremamente honestos e competentes. Acho que deveriam investigar mais para conhecerem de perto antes de fazerem suposições.

Maria Helena, filha, é casada com um americano bem sucedido, estudou realmente em universidade americana e é uma profissional reconhecida.

Dra.Maria Helena, com doutorado é uma profissional idônea a quem admiro pois tenta sempre ajudar os que mais necessitam.

Respeito aqueles que desenvolvem seu trabalho com honestidade e não poderia deixar de manifestar meu apoio para pessoas que conheço há mais de 30 anos, e quem vi crescer e como se tornaram profissionais de sucesso que claro, despertam inveja de muitos.

Bráulio Candian Jr.
16.09.2009


Olá Senhor Braulio,

Admiro o seu comentario, mas lamento informar que quem viu crescer se tornou a maior burla do nosso país. A questão aqui não é ela ser formada ou não… porque eu posso ser formado em engenharia mas não posso exercer medicina. O que essa senhora faz.. é dizer que se formou em psicologia e depois pratica sexologia, dizendo-se especialista. Mas esta será das primeiras a ser denunciada assim que a ordem dos psicologos assim o permitir. Professora Dra Maria Helena Juergens tenha cuidado, e se quiser praticar burla vá para os EU que aqui não somos parvos…e nos entretantos, pode lançar umas cartinhas de tarot para ver o que quanto lhe vai correr mal o negócio. devia ter vergonha na cara, a gozar com as pessoas.


Já vem tarde este depoimento, mas confirmo que são mãe e filha. O marido e pai está ligado à indústria hoteleira.O senhor parece-me trabalhador e honesto, a Leninha tem mais dois irmãos, um mais discreto e presumo que sai ao lado do pai e outro que esteve numa das maiores burlas/fraudes ocorridas no mundo do futebol. Foi dono de uma empresa (TBZ)que enganou muita gente/clubes/empresa e ficou a dever MILHÕES de euros a toda a gente. Uma familia que opta por usar a inteligência para ganhar a vida usando e abusando das fragilidades e ingenuidades alheias.


Sugiro que procurem no google, imediatamente por baixo deste artigo, sob o titulo:
” Lori Anafarta, MA, LAMFT Beyond Diagnosis Conseling ” Beyonddiagnosisconseling.com, onde podem verificar a intervenção de Maria Helena Juergens, Ph.D na CRC,LPC AASECT Conference 2010,
Introduction to clinical Hyprosis- University of
Minesota Medical School June 2010.
” Concurrent Workshops” The Sex Counseling and Therapy, intervenção de Maria Helena Juergens,
Ph.D, CRC, LPC.

Nota: Para quem não saiba, Ph.D, significa que
Maria Helena Juergens tem o grau académico de Professora Doutora, com especialização em sexualidade, obtido em universidades nos EUA, ou seja, dois graus, seis anos, acima da licenciatura tirada em Portugal no ISPA.
Não ficava mal ao autor do texto pedir desculpas por ter feito comentários tão grosseiros e claramente difamatórios do bom nome da Professora Doutora, Maria Helena Juergens.

Carlos Alberto
20.02.2012


Caro Carlos Alberto,

Faz agora 5 anos que este post foi escrito aqui no DQD.
Entretanto, pelo que li nesta lista de comentários (uma vez que já cá não vinha há uns tempos), parece haver uma divisão entre aqueles que afirmam conhecer pessoalmente a pessoa visada e que a acusam de trafulhice (mas cujas histórias não sei se serão verdadeiras, uma vez que não conheço os comentadores); e agora chega o seu comentário.

Mas isto é um assunto que se resolve rapidamente com bom senso de parte a parte. Diga-me em que Universidades é que a Dra. Maria Helena se licenciou e em que anos isso aconteceu. Eu comprometo-me a entrar pessoalmente em contacto com as ditas instituições e tentar comprovar essa informação.
E depois publicarei essa informação aqui na caixa de comentários.

Não tenho problema algum em dar a mão à palmatória se conseguir provar que estava errado em relação às desconfianças das qualificações da Dra. Maria Helena.

Mas diga-me então que Universidades foram essas, qual o grau académico conferido, e em que anos esses graus foram concedidos. Só não me mande procurar coisas no Google ou envie ligações para artigos descritos em websites de privados de “conselling” ou outras fontes de índole duvidosa.
Vamos trabalhar com informação fidedigna, por favor.

E, se for caso disso, retractar-me-ei aqui publicamente em relação à desconfiança das qualificações da Dra. Maria Helena.
Admitamos apenas que, para quem se diz uma cientista doutorada, estar a lidar com assuntos astrológicos e esoterismos pseudo-científicos não parece ser uma conduta propriamente profissional.

Deixe o seu comentário