siga-nos nas redes
Facebook
Twitter
rss
iTunes

O éter

O éter é uma substância que pode ser utilizada para muita coisa. Pode ser usado como anestesia. Ou pode ser usado como droga, se inalado em quantidades moderadas. Mas há uma coisa para a qual o éter não pode ser utilizado: a transmissão de ondas de rádio.
Aulas de ciência à parte, a verdade é que o conceito do éter – uma substância invisível que “paira no ar” e através do qual as ondas electromagnéticas se propagam – já foi abandonado há uns anitos. O facto de Einstein ter efectuado experiências que provam não ser possível detectar o movimento da Terra relativamente ao éter é capaz de ter alguma coisa a ver…
Porque é que menciono isto?
Porque me parece estar a tornar-se um lugar comum, entre os profissionais e aficcionados da rádio, mencionar cada vez mais o éter.
Digamos apenas que eu dormiria muito mais descansado se soubesse que eles sabem que o éter não existe.




Que crueldade… Dizer aos senhores da rádio que o éter não existe é o mesmo que dizer a uma criança que não existe o Pai Natal!


Quer dizer, o éter existe. Só não existe é no ar, com ondas de rádio a atravessarem-no. E quando existe no ar, como acontece nos hospitais, só temos é vontade de fugir dali para fora…
Mas alguém tinha de dizer isto aos senhores da rádio. Já que tão pouca gente gosta de aqui vir, porque não nós?
De qualquer forma, não me preocuparia. A malta da rádio não lê este site: tem muito texto e pouca conversa! 😉


Isso do éter é assim um coisa que supostamente enchia o vazio e por isso eles chamaram-lhe éter. Vá-se lá saber porquê, o pessoal da ciência acha que quando algo é muito fino, é etéreo, daí chamar-lhe éter. Por acaso gostava de saber isso, porque raio chamam às coisas finas etéreas, talvez seja importante:D
Agora isso da malta da rádio falar em éter já me parece estranho. Talvez estejam desactualizados…

Deixe o seu comentário