siga-nos nas redes
Facebook
Twitter
rss
iTunes

É a casa de Deus

Por razões familiares, vejo-me frequentemente na contingência de me deslocar ao Centro Comercial das Amoreiras, pela hora do fecho.
Geralmente, a esta hora, a dita superfície comercial já tem pouco movimento: há ainda umas pessoas a circular, mas dirigem-se para a saída ou para o parque de estacionamento. No entanto, há noites em que o cenário é diferente. Por vezes, mal passo uma das portas de entrada, deparo com um anormal aglomerado de gente, fervilhante de animação. São dezenas de rapazes e raparigas que, por entre animada conversa, partilham cúmplices risinhos e disfarçadas carícias, enquanto cruzam olhares lascivos, próprios desta idade de comportamento hormonal desenfreado, ao mesmo tempo que alguns entoam inocentes cantigas “de acampamento” acompanhadas à viola.
Durante algum tempo, e avaliando pelo aspecto da porta fechada junto à qual se juntavam, eu pensei que se tratava de uma espécie de uma “kids night” promovida pelo Bingo das Amoreiras (quanto mais cedo se fidelizar o apostador, melhor!) que, afinal e segundo vim a descobrir, parece que fica noutro sítio.
Só passado algum tempo é que descobri a surpreendente verdade: afinal, aqueles jovens estavam ali reunidos para… REZAR. Na realidade, a porta fechada que eu via pertence, não a um Bingo, mas à Capela da Nossa Senhora das Amoreiras (parece que também há quem por lá deixe dinheiro, mas isso é outra conversa) que deve promover, de vez em quando, umas noites especiais (com bar aberto?) para as camadas mais jovens (acho que já disse isto, mas: quanto mais cedo se fidelizar o crente, melhor!). Assim está melhor: deverá calar aqueles que apregoam a corrupção da juventude; afinal, ainda é possível reunir jovens debaixo da bandeira do amor espiritual…

Se a resolução deste pequeno mistério acalmou a faceta curiosa da minha personalidade, logo a faceta religiosa entrou em tumulto por uma nova preocupação. A Igreja é a casa de Deus, mas Deus teve como arquitecto daquela casa o Taveira. Não há experiência mais profundamente religiosa do que o recolhimento na oração debaixo de um tecto desenhado por esse grande católico e imaculado exemplo da virtude que é o Arquitecto Tomás Taveira (agora podia fazer umas piadas como “Olhó crucifixo todo lá dentro. Tooodo lá dentro da Capela da Nossa Senhora!”, ou “Ui ca bom… que é estar aqui sentado…”, ou mesmo “Queres óleo? Para as madeiras, isto é”, mas acho que isso seria descer o nível…). Eu tenho alguma dificuldade em imaginar pessoas a rezar numa construção concebida pelo Taveira… Ajoelharem-se, tudo bem! Mas rezar?! E será que são hóstias aquilo que os acólitos levam à boca naquele sítio? Será vinho (o “sangue de Deus”) aquilo que escorre por aquelas gargantas?

Se calhar é uma Igreja mais permissiva:
-Pequei, Padre.
-Mas mataste alguém?
-Não, quer dizer… Fui infiel à minha esposa… Pratiquei sexo anal com a empregada…
-Oh homem! Você vem cá chatear -me por causa disso?! Deixe lá isso, pá! Acontece a todos.




Sou leitora assídua (sempre q posso/me lembro) deste blog e qual não foi o meu espanto quando vejo aqui este post sobre as “Orações do Amoreiras”, eheh..

Sou uma dessas jovens que costuma tar no meio dessa “molhada” de gente no Amoreiras.. pode parecer estranho, mas são orações que se realizam 1 vez por mes e em que não estamos a pensar em que sitio estamos.. [facilmente se poderia fazer a oração na capela do Colombo (sim, tb há la uma, na entrada que está virada para o Estádio do Benfica, vindo pelo parque de estacionamento – nunca lá entrei..) ]

Quando me disseram, a primeira vez, que ia haver uma oração naquele local, fikei um bocado apreensiva, mas depois de ir.. nem se nota que estamos numa grande superficie (qto mais lembrarmo-nos por kem foi construida)… só sei que na próxima, me vou lembrar disto, LOL!! (já me estou a ver a mandar uma gargalhada durante o momento de reflexão! 😀 )

Esclarecendo… as orações são mensais e, nelas, participam todos os grupos de Jovens Sem Fronteiras da região de Lisboa (mas é claro que nunca estão la todos.. seria impossivel caberem todos naquela capela). Estes grupos pertencem à ONGD Sol Sem Fronteiras e teem como objectivo a missão. (mais info em http://www.solsef.org/ ou sobre os JSF http://www.solsef.org/?pg=51 )

Já agora.. qq pessoa pode assistir/participar a estas orações.. e a próxima é já nesta 3ªfeira (dia 13 de Dez)! JTroviscal.. se por acaso passares por lá, faz qq coisa.. pode ser q eu te reconheça! LOL…

[ LOL.. adoro este site.. nunca pensei ver um post sobre este tema por aki! Parabens! ]


Muito obrigado pelos simpático comentário! Agradeço desde já a fidelidade, e agradeço ainda mais o “fair play” e a abertura de espírito. Temas como a religião são sempre muito sensíveis e, às vezes, há quem fique ofendido com piadas sobre eles. Muito obrigado, uma vez mais!


Caro João,

acho que um simples “Obrigado pelo fair play” parece uma saída um pouco cobarde desta situação.
Como sabemos que vais quase todos os dias às Amoreiras (não fosse a tua cara-metade trabalhar lá), acho que deverias aceitar a sugestão desta leitora e juntar-te ao grupo dos Jovens Sem Fronteiras para cantares uma canção (pelo menos!).

E digo mais, como igual demonstração de fair play Diz Que Disseiro, se te compremeteres a esta experiência, eu passo por lá para tirar uma foto para colocarmos aqui no site!
It’s a promise, baby!

Diz Que Disse, o único site nacional que abana a delicada árvore da religião sem, no entanto, lhe partir os ramos!


Já agora.. este mes não vou estar na oração por isso.. se kiserem aparecer (tb) em Janeiro.. avisem, pa eu estar preparada 😀

Já agora.. as orações são nas segundas 3ªf de cada mes, às 21h30, no local que já conhecem 😉 LOL

Ehehe.. era engraçado uma foto da oração aqui no site LOL e se kiserem por um mp3 com o JTroviscal a cantar, tb era capaz d ser engraçado…. (não se preocupem que há sempre umas folhinhas com a letra 🙂 )


Certo! Pronto, hoje também não me dava muito jeito, mas fica combinado para Janeiro! Aparecemos lá, cantamos, tiramos fotografias, e depois colocamos no site! Está combinado!


João, estás a cometer um pequeno equívoco… “Aparecemos? Cantamos? Tiramos fotografias?”. Porque é que falas no plural? Eu disse que, caso demonstres fair play e queiras aparecer para cantar na oração, eu comprometo-me a aparecer também para tirar umas fotos. Até porque, se eu começo a cantar, não há religião que resista… 😉
Em todo o caso, mais engraçado que o mp3 era um video. Vou limpar o pó à minha câmara…


Isto de religião tem muito que se lhe diga e eu sempre fui avessa à missa, mm qd não andava tão baralhada… Mas num grupo de jovens em que participei aconteceu-me ir a essa capela, que não imaginava existir e fiquei realmente espantada.
Para já foi divertido o início, quem foi de boleia com o padre – um qs jovem também – acabou por visitar a Costa antes de conseguir ir para as amoreiras (é o que se chama a total confusão de como entrar numa via qq em Lisboa…) e dp gostei do espírito do evento 🙂

“Diabo”… como um post nos aviva memórias desaparecidas…

Deixe o seu comentário