siga-nos nas redes
Facebook
Twitter
rss
iTunes

Humor Chinês

A nossa leitora Heidi no seu comentário ao post “Gravatas” uma temática assaz interessante, pertinente e fecunda. Interroga-se a nossa leitora sobre o que será que acontece aos chineses que morrem em Portugal. Não pretendo uma resposta para este enigma. Receio bem que este seja um daqueles mistérios insondáveis da vida, que quanto mais se investiga, mais se obscurece e se furta a uma resposta definitiva.
No entanto, parece-me uma deixa apropriada à introdução de um outro tema, porventura ainda mais afim a este site. Falo do “humor chinês”.
“Humor Chinês?”, já vos ouço a perguntar, “já tenho ouvido falar, por exemplo, de humor britânico. Mas no humor chinês…”. Pois é, mas os chineses têm um dos humores mais interessantes e característicos a nível mundial. Se não acreditam, dêem uma olhadela ao que eles escrevem nos menus da próxima vez que forem a um restaurante.
O exemplo paradigmático disto será a “Família Feliz”. Certamente todos já provaram esta especialidade: é um dos pratos chineses mais populares (ou não fosse ele oriundo da República Popular da China) e, devo acrescentar, por mérito próprio (embora continue a preferir o Porco Doce). Só tenho é uma pergunta: Por que raio é que se chama Família Feliz?
Claro que podemos ligar a esta questão a problemática introduzida por Heidi no seu post, e concluir que, afinal, a família a que se alude no nome do prato, não é outra senão a dos donos do restaurante que, assim, arranjam uma maneira porreira de se livrarem do velhinho morto, ainda arrecadando uns trocos no processo.
Se acreditarmos nisto, como poderemos continuar a escamotear o ímpar sentido de humor chinês. Afinal, esta situação é um perfeito exemplo do carácter negro, macabro e irónico do humor destes asiáticos.
Mas o DQD não quer ser alarmista! Concedamos que a Família Feliz é, de facto, um prato 100% livre de carnes retiradas de diversas partes do cadáver de um qualquer ancião, e que a família de que se fala não é mais do que uma alusão aos diferentes tipos de carne envolvidos na sua confecção. Ok… Bom, eu olho para aquilo e o que vejo é um conjunto de bichos mortos cortados aos bocados e misturados num molho escuro e fervilhante. De facto, não há felicidade maior do que estarmos reunidos com a nossa família num emaranhado de membros amputados e carnes esfaceladas…
E ainda dizem que os chineses não têm sentido de humor!




Respondendo à duvida da Heidi.. já uma vez fui confrontada com a mesma dúvida… contudo encontrava-se uma pessoa de origem chinesa connosco e o meu pai fez-lhe essa pergunta.. ela respondeu que:

os chineses são cremados, por isso nunca vemos um funeral chines por cá! 🙂


Agradeço do fundo do coração o esclarecimento prestado por Pixti. Tirou-me um peso de cima.


ainda hoje, mais por brincadeira dei a falar acerca disto com una cliente. sera que eles são mesmo cremados? Ate na net, ja alguem viu um funeral chines?

Deixe o seu comentário