siga-nos nas redes
Facebook
Twitter
rss
iTunes

Estas roupas que carregamos

Uma balança de cozinha é, para muita gente, um acessório indispensável para o sucesso duma elaborada refeição. Só que a balança de cozinha também se presta na perfeição à… pesagem de roupa!

E porquê pesar as roupas, perguntam vocês? Bem, se alguém souber qual a melhor forma de fazer um cálculo estatístico do peso médio que carregamos em roupa ao longo dum ano, por favor chegue-se à frente e explique!

E é disso que venho aqui falar.

Como diz algures na Bíblia, ao primeiro dia Deus criou os boxers.
E, no meu caso, estamos a falar de boxers XL com um peso médio de 90 gramas, pelo menos de acordo com a minha fiel balança de cozinha da Ufesa.

boxers

Vamos assumir que o fato-de-banho que utilizei durante cerca de três semanas no Verão de 2009 tem o mesmo peso que estes boxers, apenas para facilitar os cálculos. Isso significa que, ao todo podemos contabilizar 360 dias de utilização de boxers de 90 gramas em 2009. Ou seja, 32,4 kg (360 x 90 grs).
(Sim, o ano tem 365 dias. Mas houve cinco dias em que não usei qualquer tipo de roupa interior, num contexto que prefiro manter do foro privado; ou que, a revelar, deixarei para a minha auto-biografia…)

Seguem-se as meias.

meias

Está aqui um espécimen exemplificativo do que utilizo diariamente. Como a balança denota, as minhas peúgas (sempre adorei este termo!) pesam aproximadamente 30 gramas. Portanto, se multiplicarmos 365 dias do ano por 30 gramas, chegamos ao bonito valor de 10950 grs (10,95 kg).
Sim, é verdade que não utilizei peúgas todos os dias do ano. Mas lembro-me perfeitamente de ter utilizado dois pares de peúgas durante três ou quatro dias em que estive na Alemanha, e um ou outro preservativo ocasionalmente. Isso deve compensar.

De acordo com as mais rígidas directivas europeias, a peça de roupa que um homem deve vestir a seguir aos boxers e meias deverá ser a t-shirt. Por isso, enquanto os leitores fazem um esforço especial para tentar não me imaginar de boxers, meias e t-shirt, vamos espetar com a dita cuja (a t-shirt!) na balança.

tshirt

E qual o peso de minha t-shirt? 190 gramas. Pela mesma lógica matemática de fácil compreensão, torna-se fácil inferir que – durante 2009 – fui obrigado a carregar 69350 gramas de t-shirt. Logo, 69,35 kg.

Segue-se a bela da calça, também exemplificativa daquilo que uso normalmente. (na realidade, eu só tenho estas calças, mas prefiro deixar no ar a ideia de que há mais e não apenas um par… sim, que a vida não está para brincadeiras! Nem toda a gente tem dinheiro para andar às compras em Alcochete nos fins-de-semana!)

calcas

As minhas fiéis calças Lee pesam 900 gramas, aproximadamente.
Mas não é justo contar com 365 dias de calças por ano. Até porque houve um mês em que andei de calções. Por isso, vamos fazer a conta por baixo – até vem a calhar, já que estamos a falar de calças – e contar com 330 dias na companhia da ganga. Apenas porque estou bem disposto e não quero ser acusado de ser aldrabão.
330 x 900 grs = 297000 grs = 297 kg!

Segue-se a camisolinha, a minha segunda melhor amiga neste Inverno, logo a seguir à sopinha de legume mas a disputar um honroso segundo lugar com o cálice de Drambuie.

camisola

O peso duma das minhas camisolas? 700 grs.
Novamente, é preciso fazer as contas como deve ser. Isto é um trabalho dotado do maior rigor científico! Se fosse para fazer a coisa à balda, mais valia ter usado uma balança de chão.
Por isso, vamos contar com 6 meses de camisola. 180 dias x 700 grs = 126000 grs = 126 kg

E para terminar, que indumentária masculina estaria completa sem o tão bonito quanto robusto sapato?

sapato

Atenção! A utilização da forma singular não foi à toa. Estou a referir-me apenas a um sapato. Não é que eu seja perneta, extremamente forreta ou fervoroso adepto do pé coxinho. E sei que isto que vou dizer pode chocar muita gente. Peço-vos que compreendam que não se trata de snobismo da minha parte. É apenas reflexo da educação que me foi incutida.
Eu não ando de sapatos em casa! Pronto, está dito. Ando vestido pela casa, mas não de sapatos.
Por isso, tendo em conta que parte do meu ano foi passado de chinelos de praia ou de chinelos de trazer por casa, e que a utilização de sapatos ficou apenas reservada para os momentos em que estive fora de casa, é justo calcular apenas o peso dum sapato como forma de compensação.

E quanto é que pesa uma das minhas portentosas ferraduras de seu número 46? Cerca de 490 gramas. A balança da Ufesa é como o algodão, nunca engana.
Portanto, 365 dias x 490 gramas = 178850 gramas = 178,85 kg

Chegou a hora da verdade. Munindo-me da mais alta tecnologia chinesa de ponta (máquina de calcular), eis então a apresentação dos tenebrosos valores:

Boxers: 32,4 kg
Meias: 10,95 kg
T-shirts: 69,35 kg
Calças: 297 kg
Camisolas: 126 kg
Sapatos: 178,85 kg

Total: 714,55 kg

Estes números podiam dar azo a elaboradas análises. Como, por exemplo, notar que faz sentido que as peças de roupa menos visíveis (boxers e meias) sejam as que menos pesam. Já que vamos carregar matéria pesada, ao menos que os outros as consigam apreciar também.

Mas nada me consegue afastar a atenção da inesperada realização que, só durante o ano de 2009, fui obrigado a alancar 715 kg de roupa em cima do corpinho. Não me admira que esteja sempre com um apetite do caraças!




Andaste a carregar um elefante durante um ano! Aos pouquinhos, mas andaste! Essa coisa de compensar meias com preservativos está bem visto… infelizmente, desconfio que exista quem use tudo ao mesmo tempo… e não propriamente nos locais mais indicados!
O menino a comprar calça da moda Lee, claro que só pode ser um par que a vida está cara, excepto para as bymbis, gin, vodka, drambui, caipirinhas, droga, francesinhas e almofadas para iguanas XL…
Por fim, ocorre-me pensar quem é que no seu devido juizo pesa roupa numa balança digital ufesa.
Desafio-te a fazer o mesmo, mas desta vez para mulher. 😀


Hmm… aquela balança não é digital, é analógica. Quanto à roupa de mulher, também se pode arranjar. É um caso a pensar.


O marreco iria ficar orgulhoso ao ver que afinal até sabes “de contas”…


oha andré toscano esse teu comentário é desprezível, só por isso não gosto de ti


E agora, Leo? Como é que eu vou conseguir viver comigo mesmo sabendo que tu não gostas de mim?! Ai, Jasus, que já me lixaram o feriado e o fim-de-semana… vai mas é dar uma volta ao bilhar grande, pá!

Deixe o seu comentário