siga-nos nas redes
Facebook
Twitter
rss
iTunes

Noticiários e jantares

Seja por decisão ou por força das circunstâncias, há muita gente – como eu – que janta em frente à televisão enquanto vê o noticiário.
Mas colocar todos os noticiários televisivos nacionais no mesmo tabuleiro é injusto e pouco construtivo. Até porque temos disponível um bom exemplo que os outros podiam seguir. Trata-se do noticiário das 22 da RTP2. Dura cerca de meia-hora. Tem a duração certa para um noticiário. Ainda por cima é sempre apresentado por mulheres. E tem o tempo exacto para se comer uma posta cozida de bacalhau com batatas, sem pressas, surripiar umas colheres de Haagen-Dazs do congelador e degustar um cálice de vinho do Porto como digestivo.

Pode-se dizer que o noticiário da RTP2 é muito jantável. E aqueles que também comem em frente ao televisor saberão, tão bem como eu, que não há nada melhor que comer com calma enquanto se observa a miséria que abunda por esse mundo fora.

As sínteses rápidas que os canais noticiosos (RTP N e SIC Notícias) dão, à hora certa, são rápidas demais. A não ser que as suas refeições diárias consistam numa tigela de Corn Flakes com leite. São noticiários pouco jantáveis, apenas apropriados para aquela classe especial de cidadão que gosta de comer fast-food em casa.

E os noticiários dos canais generalistas são longos para caraças! Não porque apresentem uma quantidade grande de notícias, mas porque enrolam e empastelam aquelas que apresentam. Bem espremidinhos, e sem aquelas imbecilidades de “vamos saber a opinião das pessoas que aqui se encontram e que presenciaram o desastre” (e outras tretas do género), os noticiários longos da SIC, RTP e TVI podiam ser facilmente reduzidos para cinco minutos. Seria um serviço público que prestariam à população. (Embora, por outro lado, isso lhes deixasse mais tempo disponível para as telenovelas nacionais… Mas não se pode ter tudo…)

Os noticiários longos dos três canais principais são os acompanhamentos ideais para servir de background a uma refeição de vários pratos, entre amigos. Naqueles momentos de silêncio à mesa, a voz do pivot vem ao de cima, dando a oportunidade a alguém de dizer “Estás a ver isto? Um aluno deu um caldo no pescoço de outro aluno numa sala de aula! Onde é que este país vai parar?!”. A discussão recomeça, e os restantes quarenta minutos do noticiário retraem-se novamente para pano de fundo.

Tenha apenas cuidado para não deixar a televisão com o volume muito elevado. Não há nada melhor para matar o ambiente duma conversa entre amigos que a voz da Manuela Moura Guedes a competir com os convidados.

O noticiário da SIC, por sua vez, com a dupla do Rodrigo Guedes de Carvalho e a Clara de Sousa a apresentar (solução para um telejornal mau e pimbalhoco? Acrescente-lhe um pivot para distrair as pessoas), é o ideal para quem tem amigos chatos. Quando vir que a conversação à mesa está a atingir um daqueles pontos de marasmo em que as pessoas passam mais tempo a comer do que a falar, aproveite para fazer um comentário do género “É pá, a Clara de Sousa parece uma puta com aquela maquilhagem toda em cima!”. É certo que as convidadas do seu jantar também acham o mesmo dela. Mas vão apressar-se a defendê-la dizendo qualquer coisa como “Então e o Rodrigo Guedes de Carvalho? Não achas que ele está com uns quilos a mais? Deve ser o chulo, não?”. E o resto do jantar prosseguirá em amena cavaqueira.

Bem vistas as coisas, todos os noticiários são jantáveis. Depende apenas do contexto.
Se você come sozinho regularmente, veja o noticiário da RTP2.
Se costuma comprar o seu jantar no McDrive mais próximo, veja as sínteses da RTP N e pode ser que tenha a sorte de apanhar a Cristina Esteves (sim, ela fala duma forma irritante, a prolongaaaaar as sííííííííílabas quase metronomicamente, mas continuo a achá-la sexy…).
Se tem um jantar de amigos, o noticiário das 20, na SIC, é o ideal.
Se for anoréctico e precisar de ajuda para o vómito, veja a noticiário da TVI.




É por isso que cá em casa só vemos o Panda!
Já agora porquê o volume 2x mais alto durante os intervalos, pá?
É para assustar os putos, ou acordar os pais?
Vamos lá a corrigir essa merda.

Deixe o seu comentário