siga-nos nas redes
Facebook
Twitter
rss
iTunes

Fugiu gorila Heisenberg!

A incerteza em relação ao paradeiro de Heisenberg ainda permanece. (uma piadola que só deve ser facilmente compreendida por alguém com interesse em Física…)
O gorila Heisenberg, ou utilizando apenas o diminutivo Heisen (como ele gostava que lhe chamassem), desapareceu da sua casa (dele, não da sua!) no passado dia 6 de Agosto.

Este excelente primata, visto na foto acima quando tinha apenas sete meses de idade, tratava-se dum gorila-do-ocidente oriundo do Congo. Terá chegado às ilhas Canárias juntamente com um navio de refugiados proveniente da Mauritânia. Ainda hoje os cientistas não conseguem explicar como se movimentou do Congo até à Mauritânia. Uns dizem que terá atravessado a fronteira para os Camarões, tendo depois apanhado boleia dum cargueiro na Guiné Equatorial. Outros afirmam que tudo não terá passado duma elaborada partida e que ele nasceu em cativeiro no Jardim Zoológico de Loro Parque, em Tenerife.

Seja como for, Heisen conquistou os corações de todos os que tiveram a oportunidade de conviver com a sua presença. As suas demonstrações de inteligência eram um dos principais atractivos do jardim de Loro Parque. Heisen não aceitava qualquer marca de amendoins, por exemplo. Desde cedo que confessou uma preferência especial por turistas que traziam Torrão de Alicante e o King Cone da Menorquina (uma cópia do Cornetto de Chocolate da Olá). Aliás, os tratadores dizem que pode ter sido esse um dos motivos que levou a que contraísse diabetes tipo 2 com a tenra idade de dez anos. Felizmente, através duma dieta equilibrada planeada pelos melhores nutricionistas, conseguiu-se controlar a situação antes que escalasse para algo de realmente grave.

Heisen também tinha o hábito de ajudar diversos funcionários do Loro Parque com os seus afazeres diários. Como pode comprovar o senhor Martiñez, antigo funcionário da instituição e responsável pela recolha dos sacos do lixo. Através duma reorganização dos percursos de recolha de lixo, cuidadosamente desenhados por Heisen fazendo uso duma pedra mármore branca e um pedaço de tijolo, o senhor Martiñez pôde poupar quatro minutos diários. Pode não parecer grande coisa. Mas foi tempo suficiente para o senhor Martiñez conseguir apanhar o autocarro 29 das 19.03 e chegar à cidade de Santa Cruz (onde residia) antes da hora da novela. O que prova que a inteligência dos animais não deve ser considerada ameaçadora para o ser humano, mas sim olhada como uma oportunidade para melhorar a sua qualidade de vida.

Nos quinze anos que permaneceu no Loro Parque, Heisenberg fez de tudo um pouco. Aprendeu as tarefas básicas da gestão contabilística do zoo, geriu contactos com fornecedores diversos e chegou mesmo a traduzir alguns documentos de dialectos africanos incompreensíveis para a maior parte dos eruditos (especialmente se tivermos em conta a dificuldade que os espanhóis têm em captar línguas estrangeiras). Heisen era daquelas criaturas que, para onde quer que se virasse, tinha sempre algo mais para aprender. Nada era realmente complexo para este primata. Embora ele próprio confessasse, envergonhadamente, que achava alguns tópicos de análise matemática um pouco complexos.

Heisenberg, na foto abaixo, já com vinte e cinco anos de idade. Note que os gorilas não se depilam no peito. Eles são mesmo assim.

No entanto, como tudo tem o seu tempo, um dia Heisenberg comunicou à Direcção do Loro Parque a sua vontade de sair de casa para conhecer o mundo. Isto criou alguns incidentes menos agradáveis no Zoo. A Direcção, naturalmente, não quis deixar sair o grande trunfo que projectou o Loro Parque para a ribalta dos Jardins Zoológicos mais famosos. A saída de Heisen seria inadmissível, pois deixaria uma lacuna difícil de preencher. Os golfinhos também são inteligentes, mas são seres marinhos. Podem ser queridos, mas não são antecessores directos da nossa própria espécie. Podem saltar alto e tocar com o focinho em bolas de praia, mas não conseguem andar com a sumptuosidade e humanidade dum primata de montanha. Dificilmente preencheriam o lugar de destaque ocupado por Heisenberg, e os euros passariam a afluir com menos intensidade para dentro dos cofres do Parque. Situação essa que, se em épocas normais já é desagradável, em tempos de crise é de evitar a todo o custo!

Esta decisão da Direcção terá sido decisiva na decisão de Heisenberg abandonar, decididamente, aquela que foi a sua casa durante vinte e cinco decisivos anos.

Neste momento, ninguém conhece o seu paradeiro. Sabemos que um ser com esta inteligência encontrará forma de sobreviver. Alguns relatos divulgados pela Guardia Civil espanhola apontam a possibilidade de Heisenberg se ter infiltrado num paquete de luxo que partiu para a ilha da Madeira na passada semana, embora essa notícia não tenha sido confirmada por fonte oficial.

Alertamos assim os nossos leitores Madeirenses para que se mantenham atentos a qualquer movimentação estranha nos seus respectivos quintais. Se as roupas do seu estendal aparecerem rasgadas ou se o seu stock de bananas da Madeira subitamente desaparecer, não assuma o pior. Contacte imediatamente as autoridades locais (deixamos em baixo os contactos). Acima de tudo, não entre em pânico. O gorila Heisenberg tem mais motivos para ter medo de si do que você dele.

—-
Departamento de Protecção Civil e Bombeiros
dpcb@cm-funchal.pt
Telefones: 291200930 / 291211014
Fax: 291232228

Linha do Ambiente: 291230821

Linha Azul: 291211012




A minha parte preferida é o parágrafo das aliterações decididamente decididas a deixarem o leitor indeciso quanto a decidir se a decisão de Heisen terá sido acertada ou não – mas lá que vai decidir o (curto) futuro das bananas da Madeira, lá isso vai 😉


Mas há algum fétiche com macacos neste site?!

Deixe o seu comentário