siga-nos nas redes
Facebook
Twitter
rss
iTunes

Dia Mundial da Dobradiça

Há objectos do nosso quotidiano que, talvez pela sua comum e inquestionável presença, nos habituámos a ignorar. É nessa categoria que eu coloco as dobradiças. Sem elas, nenhuma porta se abriria. Estaríamos condenados a permanecer dentro das nossas casas, aprisionados como um comum criminoso de pulseira electrónica. Ou então teríamos de pernoitar na rua, expostos aos elementos, como um ranhoso sem-abrigo. A dobradiça é – indirecta e literalmente – a peça fundamental de separação entre o cidadão cumpridor e o marginal da sociedade.

As dobradiças protegem-nos da ladroagem e das Testemunhas de Jeová. E movimentam diversas indústrias importantes para o nosso país (ferro, óleos lubrificantes, plásticos, etc.).
É inquestionável o impacto que as dobradiças têm na vida do ser humano moderno.

E é por isso que acho que devíamos dedicar um dia por ano, como feriado nacional, à dobradiça! O dia em que a Humanidade, num acto simbólico de agradecimento, se vergaria perante a importância do dito objecto.

Mas isto exige um trabalho de equipa. Um homem não consegue mudar o mundo sozinho (alguns de nós acreditam ser capazes de operar grandes mudanças na sociedade … é mais ou menos a partir dos 25 anos que nos apercebemos da notável e singular condição humana: se conseguirmos perder cinco quilitos, já nos podemos considerar sortudos…).

Como a melhor forma de educar é dar o exemplo, deixo aqui uma série de fotos que decidi tirar a todas as dobradiças que encontrei na minha casa. Espero que este exemplo sirva para inspirar os leitores a fazerem o mesmo nos respectivos blogs. É só através do esforço conjunto que podemos aspirar a modificar as mentalidades vigentes.

Amigos e amigas portugueses, curvem-se perante as vossas dobradiças!

——

Provavelmente a maior dobradiça que tenho em minha casa, convenientemente situada no lado de dentro da porta principal. Se a casa dum homem é o seu templo ou castelo, a porta de entrada é a que deve estar mais bem protegida.

——

Esta dobradiça, com suporte de três parafusos de cada lado, é um produto muito comum. Provavelmente você mesmo terá destas coisas em sua casa. E se não tem, devia ter. Neste caso, tenho três destas dobradiças em cada uma das portas que abrem do hall de entrada para a sala.

——

Quando se pensa em dobradiças, normalmente vêm-nos à cabeça imagens parecidas com as anteriormente apresentadas. No entanto, qualquer frigorífico possui dobradiças que são verdadeiras obras da engenharia. Se assim não fosse, teríamos de retirar os alimentos lá de dentro à machadada (o que não dá muito jeito).

——

Existem também algumas dobradiças nas tampas de vidro da maior parte dos fogões modernos. Novamente, não é dos primeiros locais que nos ocorre quando pensamos em dobradiças. Mas lá que elas lá estão…

——

Nem só em portas e tampas encontramos dobradiças. Este simples suporte de telescópio, se não as tivesse, não poderia ser convenientemente orientado para captar imagens das vizinhas da fren… perdão, galáxias e estrelas!

——

As dobradiças não têm de ser sempre interiores e escondidas. No caso dos meus roupeiros, o construtor optou por colocar estas belezas douradinhas na parte de fora, entre o lambril e as portas. Maravilha!

——

Para terminar, uma das minhas dobradiças preferidas: a da cabine do duche. Graças a este sistema, consigo tomar duche sem molhar o quarto-de-banho todo; ou então abrir a porta e deliciar-me com um banho de imersão, normalmente na companhia dos meus patinhos de borracha.




Abaixo as portas e janelas de correr!

… Ou arranjamos o dia internacional do rodízio? Podíamos celebrar no Chimarrão!


Hoje, estou tão chateada, só o Dr. Jeep me faria rir.

Deixe o seu comentário