siga-nos nas redes
Facebook
Twitter
rss
iTunes

SIC versus RTP

Para quem está habituado a ver noticiários televisivos, a originalidade gráfica dos mesmos não costuma ser um assunto que surja frequentemente em conversas de café. Na realidade, nem se pode falar muito de originalidade, dado que todas as grelhas gráficas dos diferentes canais (nacionais e estrangeiros) são mais ou menos idênticas (para não ser mal educado e dizer que são todas a mesma merda).

No entanto, é curioso virem à baila notícias como esta (clique aqui para ler a notícia do DN de hoje) , em que a SIC acusa a RTP de ter copiado os motivos gráficos da sua grelha noticiosa.

É verdadeiramente fascinante a análise que é feita por Rodrigo Guedes de Carvalho (SIC), ao falar das cores (4º parágrafo) normalmente utilizadas pelos diferentes canais nos seus noticiários. E mostra também o quanto jornalistas como ele se encontram deslocados dos reais assuntos que têm alguma importância para o espectador.

É que, a bem dizer, o que é que interessa a idoneidade jornalística? O que é que interessa o facto dos espaços noticiosos da SIC se terem transformado num dos maiores espectáculos de pimbalhice nacional, quase a roçar o sensacionalismo assumido da TVI? E aquelas manias americanas e irritantes de apresentar noticiários com dois pivots? (isto até compreendo. No entanto, acho que não estão a fazer a coisa como deve ser. Já que a maior parte dos canais são transmitidos em estéreo, teria piada canalizar a voz dum pivot para o canal esquerdo, e a voz do outro para o canal direito. Assim, consoante a nossa preferência, podemos escolher onde nos sentamos na sala)

Nada disto interessa. O que é preciso é ter cuidado com as cores dos textos e com a posição específica dos rodapés nas grelhas. E nem queremos imaginar o dia em que começarem a copiar as fonts uns dos outros. Então aí é que vai ser o fim da macacada!




…Mas para quem vê em PalPlus, nada melhor que o novo focinho da Manuela Moura Guedes, já de origem em 16:9. O que é que fizeram à mulher?

Faz-me lembrar o Welberson da MAD (versão brasileira).

Ninguém bate a TVI, digas o que disseres.


Ó Dr.Jeep, que maldade a sua.

Deixe o seu comentário