siga-nos nas redes
Facebook
Twitter
rss
iTunes

Chamem a polícia!

Dado que parte do nosso universo de leitores (mais correcto seria se dissesse “aldeia de leitores”) é muito novinho – alguns tão novos que ainda nem sequer percebem a importância do défice – acho que se torna necessário dar uma achega relativamente ao anúncio do Montepio que anda a passar nos diversos canais televisivos.

1. O condutor que provoca o acidente e que, logo de seguida, afirma que o melhor será chamar a polícia porque (como ele diz) “eu não pago!”, não ficou subitamente louco. Ele é apenas o front man dum grupo musical intitulado “Os Trabalhadores do Comércio”. As linhas que ele canta pertencem a um dos seus temas.

2. Os Trabalhadores do Comércio não são uma nova banda de pop rock parolo a causar sensação. Na realidade, eles são uma banda de pop rock parolo que já causou sensação nos anos 80, e agora parecem estar de volta para repetir a dose. Dado que, em termos de parolice, o nosso mercado não evoluiu nem regrediu muito desde então, talvez não tenha sido uma má aposta.

3. Infelizmente, e ao contrário das bocas que circulam por aí, os Trabalhadores do Comércio não foram vítimas dum acidente real no local das filmagens. O trânsito foi propositadamente parado para que se pudesse filmar o anúncio. Os rapazes parecem radicais, mas isso é apenas um trabalho de produção.

4. Se nos anos 80 a administração pública tinha um peso ainda maior do que tem hoje, nos dias que correm, com as privatizações que abundam por todo o lado, faz algum sentido que um grupo se chame Trabalhadores do Comércio. Diga-nos sinceramente, você compraria um disco duma banda chamada “Trabalhadores da Função Pública”? (só a própria expressão já parece um oxímoro…)

Ok, eu percebo que o target deste anúncio são pessoas que têm carros para pagar e ordenados fixos. Portanto, estamos a falar dum universo (aqui sim, “universo”!) de pessoas com mais de 20 e muitos anos. Mesmo assim, parece-me mal deixar de fora o público mais novo sem qualquer tipo de explicação. Era interessante que eles percebessem o fenómeno a que estão a assistir.

Afinal, toda a gente sabe que não há melhor forma de renovar a aura artística de tempos idos do que aparecer num anúncio de Conta Ordenado.




Excelente explanação.

Também os podiam aproveitar para os anúncios do Pingo Doce, que não vão aumentar o preço do pão.

Havia uma faixa da banda, cantada pelo puto mais novo, (curiosamente agora o mais careca) que era “De manhã eu bou ao pom, a saquinha bai na maum,” que poderia rimar mais à frente com um previsível “não pago nem mais um tostom” …No sítio do costume!

Gostei particularmente da expressom front man.


Pronto, ok. Acabam de perder a virgindade… Na realidade, um anúncio é bom quando o alvo percebe a mensagem e quando quem está fora do alvo não o entende. Mais um “à Montepio”. Estes meninos do marketing já estão a fazer escola…

Deixe o seu comentário