siga-nos nas redes
Facebook
Twitter
rss
iTunes

Pancadaria no convento!

400nuns.jpgPara a maior parte das pessoas, o conceito de “Convento” traz à cabeça imagens de sadia convivência religiosa feminina em ambientes calmos e quase abençoados. Para outras pessoas, provavelmente trará imagens de strippers, vestidas de freiras, em sessões de iniciação de novatas (ou coisa do género). Mas se há algo que não se costuma imaginar quando alguém nos fala num convento é em intensas sessões de pancadaria e cat-fighting.

No entanto, isso não quer dizer que não existam. Um convento é um daqueles locais que eu gosto de comparar com um bordel ou com a administração do BCP, embora por razãos menos óbvias: os funcionamentos internos de qualquer um destes locais são, para mim, um verdadeiro mistério.

Ora se eu não sei o que se passa dentro da privacidade de quatro paredes, estou logicamente impossibilitado de achar ou não normal certo tipo de práticas. Ao que parece, segundo esta notícia fanada dum portal qualquer de notícias (clique para ler), há um convento em Itália que corre o risco de fechar devido aos conflitos violentos e recorrentes entre as três freiras ocupantes.

Lá está, como eu não sei o que se passa num convento, não sei se estas coisas são ou não corriqueiras. O facto de viverem – como reza a notícia – “na maior pobreza” é capaz de ser um claro indicador da raiz de alguns dos problemas. Como é que três mulheres conseguirão viver em paz, no mesmo espaço, tendo apenas acesso a uma televisão? Televisão essa que, dada a pobreza em que vivem, nem sequer deve possuir comando remoto. Como é que elas se entendem na altura de escolher o programa para assistir? Será que só a freira com o pau de vassoura comprido e pontiagudo é que tem autoridade para mudar de canal quando lhe apetece?

Não nos esqueçamos que, apesar de freiras, por debaixo daqueles hábitos (imundos, quase de certeza, pois nem devem ter máquina de lavar) encontram-se mulheres. Mulheres iguais a tantas outras, com problemas fisiológicos gravíssimos (como o malfadado Síndrome Pré-Menstrual que tantas mulheres – e homens! – afecta negativamente por este mundo fora).

Lembro-me também da história recitada por um árabe – num filme qualquer – a explicar a um ocidental porque é que tem de ter quatro mulheres. Segundo o dito, uma mulher sozinha aborrece-se facilmente. Duas mulheres passam a vida a discutir. Se ele tiver três mulheres, o caso é mais grave ainda, pois uma delas toma partido. Mas se tiver quatro, elas formam dois grupos de duas. Perfeito!

Caro senhor Papa Bento XVI, não feche o Convento de Santa Clara em Itália! Mande-lhes apenas mais uma freira para elas criarem dois grupinhos de duas! Se Deus e o senhor quiser (o senhor Papa, não o “Senhor Altíssimo”, pois Esse já está implícito quando eu menciono Deus), vai ver que a Ordem será restabelecida enquanto o Diabo esfrega o olho.

na foto: um grupo de três freiras banha-se nas águas bentas da Costa da Caparica. A quarta freira tirou a foto. A título de curiosidade, a quarta freira tirou esta foto a uma Quarta-feira, facto esse que esteve na origem duma discussão no Convento das Clarissas que durou vários dias. Nenhum dos grupos de freiras se entenderam acerca da piada, pelo que decidiram convocar eleições directas para a direcção do Convento. Como resultado, foi votado um estatuto interno que impede que um certo número de freiras visite uma praia num dia de semana.

Deixe o seu comentário