siga-nos nas redes
Facebook
Twitter
rss
iTunes

Contentores? Como é isso?

ContentorPara mim e para os meus vizinhos, só esta poderá ser a notícia da semana: os Serviços Municipalizados de Loures vão substituir os contentores do lixo que existem na minha zona de residência por outros, mais modernos.
Sim senhor, dentro em breve, poderei depositar os meus sacos de detritos domésticos numa beleza como esta que se pode ver na foto ao lado! Roam-se de inveja!

E se eu sei destas novidades bombásticas, não é por ter um qualquer amigo bem relacionado com as altas instâncias dos Serviços Municipalizados – nem pensar! Eu soube disto porque os SMAS tiveram a gentileza de afixar na porta de entrada do meu prédio (e de todos os prédios aqui à volta) uma circular com a boa-nova! Mais: para aqueles que não gostam de ler coisas em papel, está também na Internet (ora, cliquem lá).
Logo por aqui dá para ver o calibre moral destas pessoas dos Serviços Municipalizados: outros poderiam simplesmente vir uma noite, pela calada, e substituir os contentores antigos pelos novos, sem dar cavaco a quem quer que fosse. Mas não o SMAS de Loures! Estes profissionais sabem que as coisas não podem ser feitas de qualquer maneira. Eles sabem que, se fizessem isto discretamente, não tardariam a chover telefonemas nas redacções dos jornais e televisões, com relatos de milagres com a magnitude do de Nossa Senhora de Fátima. Eles sabem que as pessoas, desde o irrequieto petiz ao venerável idoso, têm um profundo interesse sobre o destino dos resíduos sólidos que o seu lar produz. Daí o comunicado. Comunicado esse que, de resto, para além de anunciar a mudança, apresenta também algumas das especificações técnicas e vantagens dos novíssimos caixotões.

Que maravilhas poderemos então esperar deste fabuloso equipamento? Bom, para além da sua imponente capacidade de 2400 litros, o mais impressionante será mesmo o revolucionário uso de… um pedal!
Chiça, um pedal… Que ideia espantosa. A menos que não se tenha pernas. Nesse caso é um bocado inútil. Inútil e um bocado ofensivo para com as limitações das pessoas…

Ainda no espírito de transparência, objectividade e esclarecimento que caracteriza estas pessoas do lixo, o comunicado termina (tanto a versão em papel como a digital) com um dado precioso para todos os utentes:

Estaremos disponíveis para prestar esclarecimentos sobre este tema a todas as pessoas que se mostrem interessadas. Deste modo, nos dias 21 e 22 de Junho (Quinta-feira e Sexta-feira) estaremos presentes na Casa da Cultura de Sacavém e nas Oficinas Municipais situadas na Rua Laura Aires na Arroja, respectivamente, no período das 18h às 21h. E no dia 23 de Junho (Sábado) no período das 10 horas às 12 horas, estaremos na Escola Secundária da Ramada.

Antes de mais, é preciso dizê-lo: até que enfim que uma Casa da Cultura serve para qualquer coisa de útil! Ora, Escola Secundária da Ramada… Isso é aqui perto! Sou bem capaz de investir umas horas do meu sábado para ir assistir a isto! Umas luzes sobre como operar um contentor do lixo vêm sempre a calhar…

Mal posso esperar para dar umas voltinhas com aquele pedal…




Então e as pessoas sem braços como é que abriam os antigos?


Mais do que pensar em como é que abriam os contentores, como é que carregavam os sacos do lixo? Entre os dentes?

Deixe o seu comentário