siga-nos nas redes
Facebook
Twitter
rss
iTunes

É um tsunami, vamos jogar pelo seguro!

Hoje foi um dia fértil em noticias bizarras. À hora de almoço, fui surpreendido pela notícia de abertura do telejornal da RTP. Dizia o pivot, com o ar de consternação que se impõe numa situação destas, que “o Japão está a ser atingido por um tsunami!”.
Certo, isso cativa a atenção das pessoas. Um tsunami?! Desgraçados dos japoneses… E que mais? Queremos saber! Com efeito, o jornalista lá continuou a debitar as más notícias para os nipónicos: “Um forte sismo, com uma intensidade de 8,3 na escala de Richter, teve o seu epicentro ao largo da costa japonesa”. 8,3?! Oito vírgula três?!?!?!?!?! Ah, estão lixados, estão…

Mas as coisas continuavam a piorar. O primeiro vagalho já tinha chegado a terra! Como noticiou o apresentador, mantendo o seu ar sério e de preocupação, “foram atingidos por uma onda de 40 centímetros!”. Espera lá! 40 centímetros? Tenho ideia que aquele tsunami que houve há uns tempos na Indonésia tinha ondas um bocadito maiores… Mas se isto merece a ser a notícia de abertura do Jornal, e se o senhor na televisão está com um ar tão aflito, é porque deve haver, de facto, algum perigo. Realmente, uma onda de 40 centímetros pode ser mortífera para, sei lá, um anão… muito pequeno… que esteja na praia… mesmo à beirinha da água… distraído… numa cadeira-de-rodas por ser tetraplégico.

Parece, no entanto, que não era só a redacção do telejornal que estava receosa com o traiçoeiro tsunami: as autoridades japonesas também o levaram muito a sério, chegando ao ponto de evacuar um total de 87.000 pessoas! É necessário, contudo, ressalvar que esta medida não foi tomada exclusivamente por causa das terríveis ondas de 40 centímetros; não! Havia o perigo de algo de muito mais devastador, uma vez que, de acordo com as suas previsões mais pessimistas, “as autoridades japonesas temiam vagas até dois metros na costa nordeste”! (é o que diz nesta notícia)
Só de pensar nas vezes que já estive na praia com ondas desse tamanho (e, loucura das loucuras, mais altas ainda!), até fico com um aperto no coração. Nunca mais vou desafiar a morte desta maneira!




Este site leva.m à loucura… ~
uma onda de 40 centimetros é capaz de matar muita gente, n se pode brincar com isso.
Mas, já que estou a escrever aqui, podem.m dizer qual o software k vcs usam para criar e publicar o vosso podcast?


Não te sei dizer… Quem te pode ajudar com isso é o André Toscano!


meu deus… que perigo eminente que se sofre todos os dias, com tanto tsunami por estes lados.


Se (por suposição) estivessem na praia galinhas do mato…


Só para satisfazer a curiosidade de alguém que perguntou… o nosso podcast é gravado, montado e misturado num software chamado Logic Audio Pro da Apple. No entanto, há softwares mais baratos e acessíveis. Nós usamos isto porque já o tenho lá em casa desde a versão 2.5.
Mas qualquer coisa no mesmo patamar serve, como o Cubase, Nuendo, ou mesmo o gratuito Audacity. É só fazer uma busca na net por estes nomes.

Deixe o seu comentário