siga-nos nas redes
Facebook
Twitter
rss
iTunes

Operadores móveis

Se há coisa na qual os operadores móveis são especialistas é na questão do branding. Trocado por miúdos (sem que isto signifique tendências pedófilas da nossa parte!), por branding entende-se a promoção publicitária duma marca e não necessariamente dos produtos que essa marca comercializa ou produz. Isto acontece diariamente com dezenas de marcas. A Nike não publicita “sapatos” mas sim o conceito de coolness, associando-se à imagem de jogadores de garabito internacional. A Nestea perde tanto tempo a publicitar as suas bebidas como a convencer os consumidores a largar a Lipton. E por aí fora.

Mas há um motivo especial pelo qual os operadores móveis se dedicam ao branding com tanto afinco e carinho. É porque provavelmente ninguém os levaria a sério se eles dissessem a verdade: que não passam de vendedores de telefones e tarifários.

Por isso, ligamos a televisão, e o que vemos são jovens bonitos a passearem-se pela cidade com bandeiras da TMN numa atitude de histeria colectiva; casais a correrem por cima da água ao encontro uns dos outros; mensagens pseudo-filosóficas – dignas de títulos dos livros mais foleiros do Richard Bach – como “Vive o momento”, “Segue o que sentes”, etc. etc. etc.
Ou seja, na mentalidade do operador móvel, a palavra-chave não é vender o produto, mas sim um transmitir um conceito vago de experiência pessoal às mentes mais primitivas. Quem tiver acordado recentemente de um coma de 15 anos é bem capaz de se assustar quando vir anúncios televisivos!

É claro que há o reverso da medalha. Se os slogans que as marcas usam são corriqueiros e distanciados do produto, então também podem ser utilizados para vender outras coisas. É natural que ninguém queira utilizar o “Segue o que sentes” da Optimus, pois seria imediatamente associado à marca. Mas, se quisesse, podia fazê-lo, pois é uma frase generalista e de domínio público.

Eis então algumas sugestões de marcas e instituições que poderiam beneficiar desta liberdade criativa.

O Ministério das Finanças informa que procederá à divulgação de listas de devedores ao fisco. Se não quer ver o seu nome manchado publicamente, regularize a sua situação.
Até já!

Novos gelados da Olá.
Experimenta!

Preservativos Durex.
Segue o que sentes!

Escolas de inglês Cambridge School.
How are you?

Novos Marlboro Alloe Vera e Marlboro Ginseng.
Vive o momento NOW (porque daqui a uns anos vais estar entubado numa cama de hospital…)




Muitas empresas imobiliárias também “estão nessa”. Do “Expresso” de hoje:

Cemitério dos Prazeres
– Temos a sua nova casa.

AMAR(Associação de Moradores Analfabetos da Rosa)
– A sua casa mora aqui.

Brigada de Trânsito da GNR
– Cada vez mais perto de si.

Parodiantes de Lisboa
РA Gra̤a que a vida tem.

Museu de Arte Contemporânea Joe Berardo
РSaber viver ̩ uma arte.

Seguros Tranquilidade
– Dê mais valor à sua vida.

Lojas de Conveniência 24 Horas
– Uma porta sempre aberta.

E etc…

Deixe o seu comentário