siga-nos nas redes
Facebook
Twitter
rss
iTunes

Ficam-se?!

Após o grande sucesso Dança comigo, da RTP, em que celebridades (relativas) são convidadas para abanar o rabiosque num chão estrategicamente encerado, chegou a vez da TVi. E nós sabemos que a originalidade e inovação continua a ser um requisito essencial no que toca à escolha de programação das nossas televisões. Os espectadores é que parecem não saber, a ver pelas manifestações públicas em frente aos estúdios da TVi.

É verdade que um programa como o Dança comigo podia ser facilmente copiado. Afinal, é essa a história da criatividade televisiva no nosso país: assim que um canal descobre uma fórmula vencedora, os restantes copiam-na. Mas desta vez não foi! É por isso que não percebo o porquê da consternação do público, as manifestações constantes, as ameaças de morte a Paes do Amaral (o manda-chuva da Mediacapital).

Se o novo programa da TVi se chamasse “Dançar contigo”, “Não dançam comigo” (especialmente dedicado à secção mais obesa da comunidade) ou mesmo “Não danças comigo?” (em que funcionários sindicais desafiam publicamente membros do governo para um swing… literalmente falando!), até se compreenderia. Mas o raio do programa chama-se Canta por mim! Onde é que está a imitação, pergunto eu?!

Num dos programas dança-se e transpira-se. No outro transpira-se e canta-se. Num deles convidam-se celebridades para dançar. No outro convidam-se estranhos para cantar. Onde é que está o raio da semelhança?! Seria mesmo necessário o público inflamar-se desta forma? Fará realmente sentido andar a colocar balas na caixa de correio de Paes do Amaral como forma de ameaça?

Ainda por cima, está cientificamente provado que tanto dançar como cantar não só são excelentes exercícios cardiovasculares, como ajudam a reduzir grandemente os índices de strésse. É por estas e outras que eu não percebo os portugueses. Quando não têm programação de qualidade, queixam-se. Agora que têm dois excelentes programas em que pessoas que não sabem dançar, dançam; e pessoas que não sabem cantar, cantam; do que é que se queixam?!

A minha última pergunta vai para a SIC.
Meus amigos, e vocês? Ficam-se?!
Ainda há inúmeras potencialidades por explorar dentro deste formato.
Que tal um programa dedicado a malabarismos, em que celebridades tentam equilibrar pratos, aguentar bolas na testa e andar em monociclos? (espera, acho que isto já foi feito também… era o Circo das Celebridades, ou coisa assim…)
Ou então um programa erótico, para passar depois da meia-noite, em que celebridades se despem (de roupas e preconceitos) e nos mostram as suas habilidades kamassutrianas? (espera, acho que isto também já existe…)

Bem, na realidade, não sou eu que tenho de inventar, pois não? São os argumentistas, produtores e directores de programação que são pagos para isso.
Mas não te fiques, SIC! Há-de haver inúmeras possibilidades dentro do mercado do entretenimento! Em último caso, façam um programa chamado Dança comigo cantando, em que celebridades que não sabem cantar nem dançar, cantam e dançam simultaneamente. E lembrem-se de reforçar as grades da vivenda do dr. Pinto Balsemão. Se o público já se passou com a aposta da TVi…




E que tal um programa dedicado ao tema “Escreve comigo”? Podiam convidar grandes escritores como o Saramago ou .., que dariam lições aos aspirantes a escritores (Miguel Sousa Tavares, José Rodrigues dos Santos).

Haveria um tema semanal para uma redacção ou um conto.


Era isso mesmo! Era apresentado pela Bárbara Guimarães – que declamava os textos à medida que eles eram escritos -, num cenário digno e sério, feito de estantes com livros e uma iluminação ténue, o juri era um painel de críticos literários obscuros e incompreensíveis e no final ganhava quem conseguisse adormecer menos membros da audiência.


Bolas, o meu comentário foi enviado sem querer, completamente em pelota.. É o que fazem as pressas em querer participar neste site fabuloso! 🙂

Continuando 🙂

Que tal um programa de título “Escreve comigo”? Passaria na RTP 2, poder-se-iam convidar grandes escritores como o Saramago ou o António Lobo Antunes, que dariam lições aos aspirantes a escritores (Miguel Sousa Tavares, José Rodrigues dos Santos, Margarida Rebelo Pinto).

Haveria um tema semanal para que os aspirantes a escritores pudessem escrever um conto (ajudados naturalmente pelos professores).

O programa, exibido ao fim de semana para que a população portuguesa pudesse usufruir de uma óptima programação cultural (mais Uma das óptimas programações culturais que pululam no panorama televisivo actual, isto é ;)), seria apresentado pela Bárbara Guimarães (que, como todos sabem, também percebe de literatura).

Haveria um juri, composto de crianças desde os 10 aos 18 (mas apenas aqueles que tivessem boa nota na disciplina de português, claro).

O programa teria no entanto de ser constituído por flasbacks do trabalho efectuado pelos concorrentes durante a semana – isto porque ter o público a assistir aos concorrentes a tentarem engendrar um conto em apenas 50 minutos seria demasiado penoso (quer para uns quer para outros :))

Assim, poderiamos ver Margarida Rebelo Pinto folheando um livro nos intervalos de uma festa “cor de rosa”, Miguel Sousa Tavares escrevinhando apontamentos nos intervalos de um telejornal e José Rodrigues dos Santos remexendo em papeis sobre a secretária (nos intervalos de outro telejornal).

Eventualmente, Bárbara Guimarães poderia fazer uma pequena entrevista no programa a cada um dos concorrentes, de forma a evitar que o programa se passasse num silêncio absoluto, o que poderia tornar-se constrangedor.. Afinal estamos na televisão, onde o silêncio Não é de ouro.

Claro que no meio das entrevistas, a apresentadora seria periodicamente interrompida por Saramago que, sentado numa das mesinhas circundantes ao palco, iria relembrando ao povo português que a palavra Nobel se pronuncia Nobél e não Nobel e que escrever com pouca ou nenhuma pontuação um livro de 400 páginas é algo completamente normal.

Et voilá!

Quem sabe não estariamos perante um concurso que iria não só fazer frente ao Dança Comigo, como também à Floribela e aos Morangos com Açucar e a RTP 2 passaria finalmente a ser líder de audiências!

Enfim, aqui fica a minha singela sugestão 🙂

Agora só me resta esperar que alguém da televisão portuguesa passe por este site e reconheça neste mail as palavras de um génio 😉 ou de uma génia, neste caso 🙂

Peruca Jones


Esperemos que ninguém da televisão leia este site. É que se começam a tirar daqui ideias, a programação vai ficar ainda pior!


Acho que para funcionar tinha mesmo de ser escrito em directo… Claro que é penoso. É essa a ideia! Tão penoso como ouvir a Alexandra Lencastre a cantar, por exemplo.

Não podem perder o contacto com o programa que se está a plagiar, ou então arriscam-se a fazer algo de original… E ninguém quer que isso aconteça!


Isso do escrever em directo já foi feito. O programa passava justamente na dois. Não me lembro é do raio do nome do programa e julgo não ter sonhado com isso já que é uma ideia ligeiramente assustadora para andar a sonhar com mas enfim…
Enquanto o programa decorria, dois concorrentes sentavam-se frente a frente numa secretária e tinham de escrever um conto com um mínimo de palavras (pu páginas). No final o vencedor ganhava uma boa dezena de livros e um “parabéns” que sempre me pareceu bastante sentido assim como teria o prazer de ouvir o seu conto lido durante os créditos do programa que aparentemente ninguém via.
Pode ser que regresse visto haver espaço e potêncialidade para isso!

Deixe o seu comentário