siga-nos nas redes
Facebook
Twitter
rss
iTunes

Caçar um novo emprego

Ai, os empregos… toda a gente quer ter um emprego. Uns precisam dele para ganhar dinheiro, outros porque estão insatisfeitos com os empregos que têm, e ainda há aqueles que querem um emprego para não terem um trabalho.
Mas os mercados estão difíceis. E quem diz mercados, diz parques de estacionamento. Hoje em dia, encontrar um novo emprego não depende apenas de nós. É por isso que é preciso um empurrãozinho. E é isso que nos propomos a fazer.

Os métodos para agarrar o emprego em si são demais e variados. Há até empresas – vulgo agências – que, mediante uma inscrição, possuem pessoas empregadas que tomam nota dos seus dados, alertando-o no caso de um emprego aparecer. Isto parece-nos um perfeito disparate! É o mesmo que alguém lhe tentar vender uma máquina (ou um amuleto) que prometa as chaves do Totoloto. Ou se calhar a máquina até consegue fornecer as chaves dos concursos, mas não especifica de que sorteios se tratam (não há nada nesses anúncios que lhe diga que são chaves de concursos que estão para vir).

O ponto da questão é que, tal como no amuleto das chaves do Totoloto, se as agências realmente funcionassem, porque é que os empregados que lá estão o contactariam na eventualidade de algum emprego realmente bom aparecer? Provavelmente ficariam com o emprego para eles, certo? (o que abriria uma vaga na agência propriamente dita, mas nem vamos por aí)
Ou seja, se está inscrito numa agência de emprego, desinscreva-se o mais depressa possível! Está apenas a perder o seu tempo e a encher-se de falsas esperanças.

Para encontrar um novo emprego, você tem de ir à caça. Por isso, como qualquer bom caçador, tem de munir-se das ferramentas apropriadas. Vai precisar de:

Um pires
Uma garrafa de Lipton Ice Tea (qualquer sabor servirá)
Uma fisga
Duas ou três rolhas de cortiça
Uma saca de batatas (vazia)
Um cordel

E eis o que tem de fazer, em passos simples:

1. Vá para onde os empregos se encontram
Como diz o dito popular, “não se apanham moscas com vinagre”. Pelo que, se você quiser um novo emprego, talvez dê algum jeito dirigir-se para o local onde os empregos se encontram. Estamos a falar das grandes cidades, por exemplo.

2. Monte a sua armadilha.
Os empregos não se deixam apanhar facilmente. Se fosse fácil, toda a gente tinha um emprego bom, não é? Por isso, é preciso usar alguma manha. Deixe o pires no chão, com um pouco de Ice Tea, de preferência junto a um grande centro empresarial. Há quem diga que os empregos mais difíceis se caçam mais facilmente com Nestea, uma vez que não acham o Ice Tea suficientemente sintético para o seu gosto. Isto não passa de um mito! Use o Ice Tea da Lipton e vai ver que terá bons resultados.

3. Esconda-se e mantenha-se atento.
É difícil dizer quanto tempo pode ter de esperar. Há relatos de empregos que apareceram tão rapidamente que as pessoas nem tiveram tempo de se esconder atrás dum arbusto. Tal como há relatos de empregos que demoraram tanto tempo que o próprio Ice Tea evaporou, deixando no pires uma crosta e pegajosa camada de açúcar que nunca mais saiu. Por isso, é mesmo uma questão de sorte.

4. Emprego à vista!
O emprego é uma criatura manhosa. Se você o apanha, ele tenta dar-lhe menos do que você precisa. Mas se fingir que está a olhar à volta, é natural que lhe caiam logo dois ou três nas mãos. Um pouco como um namoro, portanto. O que você tem a fazer é esperar que o emprego baixe a guarda e comece a beber o Ice Tea que se encontra no pires. Cuidadosamente, pegue então na sua fisga e dispare uma rolha de cortiça à cabeça da sua presa. Não use pedras! A ideia não é matar o emprego, apenas atordoá-lo.

5. Conquiste o seu novo emprego!
Chegou a sua oportunidade para uma vida nova! Com o emprego ainda atordoado e zonzo, dirija-se rapidamente para ele, cubra-o com a saca de batatas vazia e dê um nó com o cordel. Antigamente costumava usar-se um tacho em vez duma saca. Hoje em dia, porém, os tachos dão muito nas vistas e fazem correr muita tinta nos jornais. Fique-se pela saca, já que é uma solução mais low profile e simples de transportar.

Parabéns! Acabou de conquistar a sua independência! E daqui para a frente, já sabe. Quando quiser encontrar um emprego novo, é só repetir a façanha. Vá-se lá saber porquê, eles continuam a cair no velho truque do pires. E enquanto isso acontecer, porque não aproveitar?




Toda a gente sabe o ditado!

“Não é com Lipton Ice Tea que se apanha um emprego.”

Obviamente, é com leite condensado! Com franqueza!


Já tinha ouvido falar desta técnica, mas aplicada a ténias (ou bicha solitária).

Ao que parece, a pessoa “afligida” pela ténia deve colocar um pires de leite à sua frente e abrir a boca (em frente ao pires, claro.. se estiver virada para o outro lado não resulta).

A ténia aparece rapidamente, atraída pelo cheiro doce do leite (que convem ser, pelo menos, meio gordo).

Em seguida, basta enrolá-la à volta de um lápis (com cuidado para não partir.. a ténia, não o lápis) et voilá! Ténia be gone!

Se bem que se de facto fosse verdade que as ténias absorvem todos os alimentos que comemos (fazendo-nos estar permanentemente com fome, mas sem nunca engordarmos) quer-me parecer que haveria por aí muita gente a procurar ténias ao Deus dará, e não a tentar livrar-se delas 😉

Agora, quanto à procura de um emprego e o seu método inovador de o encontrar (e, ainda mais importante, manter) sugeria o seguinte:

Ao invés de aprisionar o emprego dentro de um saco em condições desumanas, porque não fazê-lo acordar num cestinho de piquenique?

Pense bem: o cestinho é muito mais portátil e muito menos conspícuo.

Além disso, e como o nome indica, é indicado para piqueniques 🙂 Podia levar o seu emprego a dar uma volta num jardim! Quem disse que o trabalho e lazer não se misturam? Quando o seu emprego recuperasse a consciência e se visse rodeado de vitualhas tão apetecíveis (sim, nada de bolachas de água e sal ou saladas de alface.. compre antes foie gras, queijos e uns doces típicos) e num jardim em vez de num escritório, nunca mais o quereria deixar! 🙂

Você pode argumentar “Mas hoje em dia está tudo caríssimo!!”

Bem, de facto é verdade.. mas não acha que vai valer a pena quando você estiver num lugar de chefia, ombro a ombro com os top dogs, sem dar cavaco a ninguém e podendo fazer o quiser? Nessa altura, você vai ter tanto dinheiro que até pode dar o caviar aos seus empregados e comer só os doces típicos!

Pense nisso.

É que mais vale um emprego agradecido num cestinho de piquenique do que um emprego enraivecido dentro de uma saca de batatas.


Para mim, a melhor maneira de apanhar um bom emprego não é nem com Ice Tea nem com leite condensado. É mesmo com chocolate Nestlé (Ferrero Rocher também dá). E tem de se ter muito cuidado; nada de sacos de batatas vazios(nem cheios), nem cestinhos de piquenique! Mas também não pode ser num carrinho porche(que provavelmente não tens), porque senão julgam que os bons velhos tempos do Parque Eduardo VII voltaram! Tem de ser com jeitinho: oferecer um raminho de flores (não podes ser do cemitério da esquina), pedir desculpas com ar culpado e dar-lhe bastante graxa!! É que se não, se apanhares o bom emprego à bruta, ele denuncia-te ao(à) colega mais invejoso(a) e és corrido ao xuto e pontapé para a secção de correspondência! E depois lá volta tudo ao princípio. 🙂


Eu só conhecia mesmo a técnica do pires com Ice Tea. E depois ainda dizem que é difícil encontrar emprego neste país…


nao existe coisa mais facil do que apanhar um bom emprego hoje em dia pfff!!dificil dificil nesta altura é encontrar rolhas de cortiça…ou n tivessem elas a serem “trocadas” pelas de plastico!!!


Verdade universal emergente:
Arranjar emprego dá trabalho.

Redundância cíclica:
Trabalha-se até se arranjar um emprego.

Corolário:
Se não gostas do emprego, mete uma rolha.

Questão:
Sacar um trabalho ou ensacar um emprego?

Deixe o seu comentário