siga-nos nas redes
Facebook
Twitter
rss
iTunes

A fé e as sondagens

“As famílias com fé são mais felizes!” Quem o diz não somos nós, mas sim os participantes das Jornadas Nacionais da Pastoral Familiar, que se realizaram em Fátima.
Eu não tenho nada contra as pessoas religiosas. De certa forma até as invejo, pois eu próprio gostava de acreditar em alguma coisa. Mas realizar uma sondagem destas, num local repleto de famílias crentes, será realmente um dado fiável para construir uma notícia? Não será mais ou menos o mesmo que colocar um entrevistador no meio da claque da Juve Leo a perguntar aos adeptos qual o melhor clube nacional?

O que é que se terá passado com o Correio da Manhã? Onde estão a morte, o sangue e as entrevistas aos colegas dos trabalhadores ucranianos que morreram soterrados numa derrocada qualquer? Onde é que está a excelência do jornalismo a que nos habituaram? É por estas e por outras que a imprensa escrita está em baixa. Não sabem fidelizar o público.




Só não acredita quem não tem fé, meu amigo! Por exemplo: se eu disser que o sol gira à volta da terra e você não acreditar, é porque não tem fé. Se eu disser que a Santa Inquisição velou pela manutenção dos princípios do cristianismo (não importa que tenha torturado, trucidado, queimado, perseguido)como deve ser e você não acreditar, já sabe: é porque não tem fé. Se eu disser que o Maomé era mau e os cruzados eram bonzinhos, como você não pode ir perguntar a opinião aos milhares de mouros passados a espada no fim do cerco de Lisboa, tenha paciência. E tenha fé!


_ Acredito! Então não?! Acredito perfeitamente que a percentagem (se não a maioria) dos fiéis que se deslocam (mtos como “penitência”) a Fátima para (quase sempre) pedir algo à santa/o(s)… transbordam de felicidade!


Olhem eu, por exemplo, a fézada que tive durante toda a semana passada esfumou-se há hora do jantar de sexta.

Tenho fé em não ter mais fezadas a largar guito ao jogo.


eu (como a maior parte da população, incluindo os católicos) trocava a fé por dinheiro. Estou enganado ou a grande maioria joga com fé…


PorCafé é que nos salva, especialmente o 1º da manhã.


Não é por nada, mas há pessoal que aproveita a mais pequena oportunidade para malhar na religião, falar da inquisição e mais não sei o quê.

Não sou especial adepto da religião, mas generalizar que tudo o que é religioso é mau, é ser tão fundamentalista como os religiosos mais ferrenhos.


O amigo comentador Orrico tem que se aplicar um bocadinho mais e tentar perceber o que lê. Deve ter sido noutro sítio que leu “que tudo o que é religioso é mau”. Quanto à Santa Inquisição, pois faça favor de a defender: mande para cá os seus argumentos!


…sem sequer falar da Inquisição (um bem haja a quem a fez).
Hoje. Na nossa sociedade evoluída, quem diria. Quantos casamentos pela Igreja conhecem de casais que nunca tenham colocado os presuntos numa Igreja nos anos anteriores ou veltem a colocar nos anos posteriores? Quantas crianças são baptizadas por pais que nem sabem rezar um Credo?
Na verdade somos uma sociedade de agnósticos, ateus e materialistas. O problema é que somos tão cínicos que ou não o assumimos ou, pior ainda, nem queremos saber disso para nada. O bonito é a imagem.

E viva a Igreja que se deixa perpetuar dessa forma mórbida.

Deixe o seu comentário