siga-nos nas redes
Facebook
Twitter
rss
iTunes

Ciência divertida!

«Olá, rapaziada!!!! Sim, é o vosso cientista favorito, o Prof. Protão! E estou aqui para vos mostrar como a ciência pode ser divertida!!!!

Quem é que está pronto para aprender?! Não vos oiço… QUEM É QUE ESTÁ PRONTO PARA RIR?!?!

Bom, hoje o nosso tema divertido vai ser… a botânica!!! Quem é que, aqui, gosta de flores? Depois do dia de hoje, vão ficar a gostar ainda mais de flores, e já não vão gozar com aquele tio esquisitóide que abriu uma florista…
E isto é uma coisa que podem fazer em casa, no vosso quarto!
A planta que vamos conhecer hoje chama-se Datura inoxia. Conseguem dizer Datura inoxia, crianças? E “erva do diabo”? As pessoas mais velhinhas, como os vossos avós, ou mesmo os vossos pais, às vezes chamam a esta nossa plantinha a “erva do diabo”… Mas nós não gostamos do diabo, pois não, crianças? Quanto muito devíamos chamar-lhe “erva do anjinho” ou “erva do menino Jesus”. Mas isso não era muito científico, e lembrem-se, a ciência é divertida!

Então, para cuidarmos da Datura inoxia, do quê que precisamos? Em primeiro lugar, precisamos de uma coisa a que nós, cientistas, chamamos um “vaso”. Depois, precisamos de um complexo composto bioquímico que é possível encontrar em algumas lojas da especialidade. Chama-se “terra”. Estão a apontar isto?
Como é que fazemos? Pegamos na substância castanha – a terra – e colocamo-la dentro do vaso. É fundamental que seja a terra a ir para dentro do vaso e não o contrário!
Agora vem a parte divertida: temos de cavar um buraco na terra! Mas atenção: não pode ser muito fundo! Vamos lá, então. Cavar, cavar, cavar, cavar, he-he, divertido!!!
Agora pomos as sementinhas de Datura inoxia na terra (se arranjarem uma planta já crescida ainda melhor!), e tapamos com cuidado!

Foi ou não foi giro?!?!

Agora é só colocar o vaso num sítio fresco e com muita luz natural, e regá-lo duas a três vezes por semana.

Mas a diversão só agora começou, meninos e meninas! Esta planta tem muitas propriedades fan-tás-ti-cas! Por exemplo, é um excelente cicatrizante! Por isso, se se magoarem a jogar à bola ou a saltar à corda, podem sempre utilizá-la em vez de um penso ou água oxigenada (que, parecendo que não, ainda são coisas caras).
Para além disso, contém coisas muito divertidas chamadas “alcalóides”! Em particular, alcalóides como a atropina, a escopolamina, a hioscina e a hiosciamina! Conseguem dizer “hiosciamina”, crianças?!
Os alcalóides são substâncias muito importantes! Uma das coisas engraçadas desta planta tem mesmo a ver com isto! Por causa dos alcalóides, esta planta faz um cházinho que, para além de ser muito saboroso, faz-vos ver o mundo muito mais colorido e povoado de criaturas fabulosas! Imaginem: é como assistir aos vossos desenhos-animados favoritos, mas ao vivo! Esqueçam o assistir; é como fazer parte do próprio desenho-animado!!

Para fazer esta bebida científica, têm de pedir ajuda aos vossos pais. É perigoso mexer em fogões ou outros aparelhos a gás! Por isso, lembrem-se sempre do nosso lema: “Ciência divertida é ciência segura!”. A segurança primeiro, sempre!
Peçam-lhes para aquecer uma chaleira de água. Depois, quando já estiver bem quente, peçam-lhes para juntar um pouco da nossa Datura inoxia. Se eles vos disserem que estão a fazer chá do diabo ou qualquer outra parvoíce do género, digam-lhes que isso é superstição e que vocês estão a fazer, isso sim, uma experiência científica. Esperem uns minutinos e depois, upa para a barriguinha!

Vão ver como vai ser divertido!

Boa sorte, e até para a semana, quando aprenderemos (pelo menos, os que aparecerem) a fazer napalm e a clonar cartões multibanco!»




Eu quero aprender a fazer um “saco azul”. Quero aprender como se foje ao “fisco” e quero saber todos os pormenores sobre os tão badalados “paraísos fiscais”.

E os adultos, supostamente bem informados, a quem perguntei, responderam-me que só quando for mais velho e tenho de ir para a política ou para o futebol. Mas eu não acredito.
Caso seja mesmo verdade, então quero saber como se fabrica “ecstasy” em casa.

Obrigado.


Prof. Protão:
Agradecia contacto para participação de uma aula de “Ciência Divertida” aqui na nossa escolinha, uma vez que os seus colegas que cá têm vindo não são assim tão divertidos; só fazem pega-monstros, ovos cozidos que entram em gargalos de garrafas, quintas de formigas, enfim coisas que para as crianças não tem graça alguma.
Sem outro assunto
A Directora


qru aprender fazer ecstasy em casa.

Deixe o seu comentário