siga-nos nas redes
Facebook
Twitter
rss
iTunes

Um novo filme português

Coisa Bera trata-se do novo filme do eminente realizador Silvestre Mirtilo.
Apesar de ainda não ter visto a luz do dia (ou a escuridão das grandes salas), esta obra já se afirma como épica no panorama cinematográfico luso. De acordo com a revista Artes & Culturas Urbanas, cerca de 50% dos leitores assinantes da sua edição online votaram “5 asteriscos” nesta obra, embora ainda não se saiba se o facto de se encontrarem asteriscos onde deviam estar estrelas se deve a uma complicação no código de linguagem do website.
Em todo o caso, sejam asteriscos ou estrelas, o que esta importante votação significa é que – dos 89 assinantes que compõem o público da referida revista – 44,5 terão dado nota máxima a um filme que ainda não viram. Segundo Marco Apolónio, editor da revista “[…]Só este facto já deve ser o suficiente para dar uma ideia sobre a importância que Coisa Bera terá no cinema nacional“.

O argumento de Coisa Bera demonstra claramente a genialidade de Silvestre Mirtilo. Ao decidir pegar em fábulas antigas, dando-lhes uma nova vida, Mirtilo – efectivamente – traz a cultura e identidade da população para a população.
Coisa Bera centra-se na história dos sete pastorinhos que se dedicaram a actividades de bruxaria e magia negra em Fatela, nos arredores do Fundão, por volta de 1920. Segundo consta na fábula, quatro dos sete pastorinhos terão observado uma imagem de Nossa Senhora de Fátima a surgir da penumbra de um enorme clarão. Nossa Senhora ter-se-á dirigido aos quatro pastorinhos que a observavam, tendo-lhes perguntado se se encontrava no caminho certo para chegar à auto-estrada A1 para Lisboa. Não se dirigiu verbalmente aos restantes três pastorinhos, uma vez que tinham sido estes os designados para tratar dos rebanhos naquela manhã e não se encontravam no local (afinal, alguém tinha de tomar conta dos animais).

Embora a Igreja Católica portuguesa tenha contestado a aparição, fazendo recurso a argumentos frívolos como “o facto da auto-estrada A1 ainda não existir nessa altura”, a verdade é que Roma não se comportou de forma diferente. Chegou mesmo a insinuar que alguns dos ingredientes utilizados pelos pastorinhos nos seus rituais de magia negra pudessem ter efeitos alucinogénicos. Algo que, como Dan Brown veio a descobrir mais de meio século depois, se tratou da mais pura das verdades. O fenómeno foi descoberto quando uma vaca começou descontroladamente a cacarejar como uma galinha, em 1976, quando pastava em Fatela e após ter trespassado as vedações que delimitavam a zona arqueológica da dita aparição.

Em qualquer dos casos, tenha ocorrido uma aparição ou uma alucinação, a verdade é que os pastorinhos deram com qualquer coisa. Não estamos a falar de Nossa Senhora, mas sim da droga que criaram de uma forma puramente casual. Foi essa droga, sintetizada por Hoffman nos anos 70 após ter assistido à primeira boom rave portuguesa (que, curiosamente, teve Fundão como palco), que deu origem aos ácidos sinápticos e, mais tarde, ao ecstasy.
E são estas relações ora históricas, ora documentais, que Mirtilo explora tão bem em Coisa Bera. A obra está tão bem elaborada que, em determinadas partes, não conseguimos perceber se estamos a assistir a um remake do Evil Dead com comentários de Bruce Campbell em português, ou a um documentário do canal Odisseia sobre a realidade das drogas na Península Ibérica.

Em suma, brilhante, genial, inventivo, simples, complexo, e informativo!
Um filme que ninguém deverá perder.




Um filme fascinante! Só espero que o meio assinante que votou nos cinco asteriscos consiga ir à sala de cinema, coitado.
(estou a supor que o meio assinante é um individuo com apenas metade do corpo, mas agora lembrei-me que também pode ser alguém meio indeciso sobre se deveria votar nos cinco asteriscos ou então alguém que só paga metade da assinatura.. se me pudessem esclarecer agradecia)


Trata-se de um potencial assinante que está em trial mode durante 30 dias, findos os quais decidirá se quer mesmo continuar assinante ou não. Modernices…


Cá para mim, ninguém me tira da cabeça que os pastorinhos viam coisas por causa da fominha.


espero que esse filme passe aqui pros lados do brasil!!
não hei de perder.

Deixe o seu comentário