siga-nos nas redes
Facebook
Twitter
rss
iTunes

Six must die!

Fascinante para uns, viciante para outros, a verdade é que ninguém pode ficar indiferente a uma das maravilhas do século XX: o jogo do Tetris! Mas mesmo os designers de jogos simples como estes são normalmente confrontados com dilemas morais sobre que peças incluir ou não. Eis algumas das peças que, por diferentes motivos, os criadores do jogo Tetris acharam por bem não incluir.

A rectangular de grande base até foi bem intencionada. Infelizmente, depressa se chegou à conclusão que a base era grande demais, o que poderia fazer com que os jogos crashassem cada vez que esta peça chegasse.

O polígono mutante foi também uma boa aposta. Mas foi chumbado pela direcção, pois nos anos 80 qualquer desvio da geometria mais comum era abordado como uma coisa freak, sendo os designers que efectuassem estes polígonos imediatamente condenados à morte por electrocução anal.

A cruz de Cristo foi introduzida com a maior boa fé. Porém, a Igreja insurgiu-se contra a utilização do seu símbolo num jogo de computador. E os criadores do Tetris acabaram por desistir desta peça de forma a evitarem represálias.

Esta peça, que se assemelha a uma cruz invertida, não chegou a ser considerada sequer. Trata-se apenas da inversão a 180 graus da peça anterior. Fala-se, no meio, que foi por causa disto que a Igreja não permitiu a utilização da cruz de Cristo original. Eles sabiam que a rotação de peças faz parte da filosofia do jogo.

A peça intruder foi uma tentativa de criar uma super-peça de bónus no jogo, daquelas que têm a propriedade especial de furar por entre as outras e fazer ganhar mais pontos. Porém, a semelhança demasiadamente óbvia com a genitália masculina fez com que também este elemento fosse chumbado.

Esta curiosa peça nasceu da vontade dos criadores do jogo utilizarem a imagem da sua mascote. Muita gente não sabe, mas o Tetris começou por ser um elefante a pilhas (brinquedo muito conhecido no final dos anos 70). Porém, os beta-testers não conseguiram arranjar forma de fazer com que o elefante Tetris encaixasse noutras peças, o que fez com que abandonassem a ideia.

E é nesta altura que perguntamos: será que o mundo teria evoluído de forma diferente se estas peças estivessem disponíveis nos jogos de Tetris? É uma questão a que nem os criadores do jogo sabem responder…

Deixe o seu comentário