siga-nos nas redes
Facebook
Twitter
rss
iTunes

A lenda de Sérgio Gandarinha

Para nos mantermos fiéis à lenda de Sérgio Gandarinha, decidimos incluir neste post uma ligação para o ficheiro mp3 que influenciou a génese deste peculiar super-herói. Clique aqui para poder downloadar esse magnífico tema enquanto lê o texto, introduzindo assim algum realismo na história deste novo personagem luso.

Sérgio era um jovem normal. Podia ser o seu primo, o seu irmão, ou o seu pai (no caso de você ter cerca de dois anos de idade). Vivia na Reboleira Sul e sustentava-se com o subsídio de desemprego, uma vez que não possuía quaisquer encargos adicionais. Um dia, quis a sorte que lhe saísse um segundo prémio do Totolotto.

Inadaptado como era, rapidamente percebeu que a resposta à pergunta “E agora onde é que gasto o dinheiro?” não era fácil de desvendar. Mas duma coisa Sérgio Gandarinha estava certo. Se o dinheiro existia, era para ser gasto.
No final, a grande superfície de mobiliário sueca Ikea pareceu ser a resposta às suas preces. Não tanto por causa da sua necessidade de adquirir mobiliário em kit para a sua casa, mas mais por causa dos constantes anúncios com que a empresa bombardeava os diferentes canais televisivos.

Alegre e com a sensação de pertencer à classe média que caracteriza a clientela do Ikea, Gandarinha dirigiu-se para Alfragide, localização do quartel-general do gigante sueco no nosso país.
Porém, graças a uma infeliz troca de informações, Sérgio acabou por ir dar ao Aki, também em Alfragide.
Um erro passível de ser cometido por qualquer um. Não só os nomes de ambas as empresas possuem fonéticas semelhantes, como o automobilista que facultou as direcções a Sérgio Gandarinha referiu-se à empresa pronunciando o nome com sotaque inglês (“ai-quia”). Isso só serviu para aumentar a confusão na pobre cabeça de Gandarinha.

E ali estava Sérgio, plantado em frente à entrada do Aki de Alfragide, prestes a entrar nas instalações dessa famosa empresa versada em possuir tudo menos aquilo que estamos à procura.
Qualquer homem com meio cérebro na cabeça acenaria negativamente com o indicador perante o olhar faminto e salivante dos empregados do Aki que por lá abundavam naquela tarde. Mas não nos esqueçamos que Sérgio Gandarinha não era um homem inteligente. Sérgio era um burgesso. Um verdadeiro bronco em todos os sentidos da palavra. E ali se encontrava, parado como um leitãozinho à espera da matança, dotado duma carteira recheada com uma pipa de massa! Prestes a ser endrominado pelo tipo de funcionários que afiam facas de mato com linhas de pesca quando não estão ocupados a cortar painéis de contraplacado em maquinaria industrial.

Quando o tema-sucesso pop dos anos 80 “You keep me hangin’ on”, da artista britânica Kim Wilde, começou a tocar nos altifalantes do estabelecimento, Sérgio encontrava-se no corredor de “artigos de sinalização”.
E foi então que algo se apoderou da sua pessoa!
As sábias palavras de Kim Wilde “Why don’t you be a man about it!” ainda ecoavam quando Gandarinha decidiu – em poucos segundos – que um capacete, uma viseira protectora e um colete fluorescente eram os adereços que faltavam no seu guarda-roupa!

Mais rápida ainda que essa sua decisão foi a sua fenomenal transformação! Ora estava normalmente vestido com a sua roupa do costume, ora estava mascarado de funcionário da Brisa, a dançar no meio do corredor, para espanto de todos os que por ali passavam.
Não é ainda certo se foi nessa altura que Sérgio Gandarinha decidiu que tinha um papel a cumprir na nossa sociedade. Há quem afirme que isso aconteceu quando percebeu que a empregada da caixa tentou conter, sem sucesso, um riso alarve e altivo.
Outros afirmam que o momento da iluminação espiritual ocorreu quando a referida empregada lhe passava o scanner do código de barras pelos produtos que trazia vestidos. Os teóricos desta corrente sustentam a possibilidade dos sinais infravermelhos terem interferido com o padrão neuronal de Sérgio, remetendo-o para uma espécie de sonho acordado que apenas duraria enquanto possuisse a sua nova vestimenta.

Seja qual for o momento preciso da transformação, a verdade é que um novo super-herói pareceu ter nascido em pleno Aki de Alfragide. Enquanto que a empresa, em comunicados de imprensa, continua a negar a sua responsabilidade perante este estranho evento, a verdade é que Sérgio Gandarinha ganhou uma determinação que nunca havia sentido na sua reles vida.
E decidiu que, com o dinheiro que agora possuía, os seus dias nunca mais haveriam de ser iguais!
Enquanto possuir a sua vestimenta nova no corpinho e um leitor de mp3 a tocar os melhores êxitos de Kim Wilde em background, sabe Deus do que Sérgio Gandarinha será capaz.
Uma lenda dos nossos tempos, nascida perante os nossos olhos, e pronta para efectuar mudanças impensáveis na estrutura da nossa sociedade.

++

Frases célebres de Sérgio Gandarinha

“As gajas gostam quando um homem não se lava. Liberta nelas o seu instinto mais paternalista.” in DN, 28/03/05

“Não gosto de brasileiros. São uns porcos do car$%ho! Já as brasileiras é diferente…” in Expresso Magazine, 13/02/04

“Não percebo porque é que não se considera a pedofilia como a solução para o problema do turismo em Portugal.” in Revista Turismo Rural, 11/04/05

“Há duas coisas que é preciso ter sempre em mente: nunca utilizar urtigas como papel higiénico!” in Revista Mulher Activa, 27/09/05




Sérgio Gandarinha RULEZZZZZZ!! 🙂
Já é o meu super-herói de eleição.


bem pensado para dar uma sequela daquelas… que quem sabe poderiamos tentar criar em video 😉 nunca se sabe, no entanto a personagem tem um poder de evolução excelente, e talvez mesmo de existencia qui-sa? Muito bem pensado


E num fantástico desenvolvimento, posso desde já anunciar que Sérgio Gandarinha estará presente no novo programa que a TVi exibirá a partir da próxima Sexta-feira, dia 17 de Fevereiro, programa esse sugestivamente intitulado “(super)Heróis do nosso tempo”.
Não percam! Vai para o ar na Sexta-feira, dia 17, logo após a telenovela que dá a seguir ao noticiário e cujo nome nem me dei ao trabalho de investigar…


Sérgio Gandarinha na TV? Primeiro o dinheiro, agora a fama… Temo que esta ascensão fulgurante ao estrelato seja demasiado para a mente frágil do nosso amigo e o leve ao limiar da loucura.

O que se seguirá?

Deixe o seu comentário