siga-nos nas redes
Facebook
Twitter
rss
iTunes

Sinais de trânsito I

Há quem diga que os sinais de trânsito são uma coisa extremamente útil e que, sem eles, seria muito perigoso andar na estrada (quer dizer, mais perigoso ainda). Assim, de uma forma lata, não há quem discorde disto; no entanto, a dado momento, a coisa começa a entrar no campo do exagero. Resultado: apareceram uns sinais de trânsito cuja única finalidade parece ser a de adornar a berma das estradas. Nós estamos habituados a ver estes sinais e até reconhecemos alguma importância na sua suposta finalidade. O único problema é que, embora sejam bem intencionados, pura e simplesmente NÃO FUNCIONAM. Iniciamos, hoje, no DQD uma nova rubrica dedicada à denúncia destes casos.

Sinal Vaca

Este sinal intriga-me a tantos níveis que nem sei por onde começar. Em primeiro lugar, quem é que inventou isto? Quem é que pensou que as vacas são uma ameaça suficientemente séria para o tráfego, que justifiquem a criação de um sinal de trânsito? A minha tese é esta: um dia, há muitos anos, um alto funcionário da DGV conduzia pacatamente a sua viatura e, a dado momento, distrai-se ao tentar sintonizar melhor a Rádio Renascença. Quando dá por ele, já está a colidir com uma simpática Mimosa que casualmente atravessava a estrada. Após sair do carro, e de constatar o estrago feito na chapa do seu veículo, este funcionário da DGV descobriu a sua missão para a vida: impedir que qualquer outro condutor tenha de passar por semelhante drama. Chegou ao seu local de trabalho e gritou: «Arranjem-me, já, um sinal triangular, com uma vaca no meio! Quero isso em cima da minha secretária até ao fim do dia! Haveremos de acabar com esta ameaça…».
Depois, quem é que decide onde é que estes sinais são colocados? Pergunto isto porque, honestamente, em todos os meus anos a circular pelas estradas deste país, nem UMA única vez vi uma vaca (ou qualquer outra coisa remotamente parecida com uma vaca) nas imediações do dito sinal; é que nem precisava de estar na estrada – se houvesse uma vaca num pasto a uns 200 metros da via de rodagem, eu já ficava satisfeito. A única vez em que eu consegui reconhecer alguma utilidade a este sinal, foi numa ocasião em que havia uma praça de touros (improvisada para a festa anual da localidade) perto da estrada: afinal, nunca se sabe quando é que um espécime bovino tresloucado se consegue evadir da arena… A sério, eu preciso de saber: já algum leitor deste site viu uma vaca ao pé de um sinal destes? É que eu estou convencido que isto é um mito… Cá para mim, limitam-se a pôr os sinais ao calhas («Que tal este sítio, hem? Temos aqui um campo do lado esquerdo… Isto nunca se sabe quando é que aparece por aí um bicho destes que está aqui no desenho!»).
Francamente, este sinal parece-me tão inútil que não vejo porque é que não criam, por exemplo, um sinal assim:

Sinal palhaço

Parece-me bem que não há uma grande diferença entre a probabilidade de atropelar uma vaca, e a probabilidade de atropelar um palhaço distraído com os seus malabarismos.
Mesmo assim, vamos admitir que há um perigo real de uma vaca vir para o meio da estrada. Como é que um condutor que não é capaz de ver um bicho de 600 Kg no meio da estrada, vai ver uma pequena placa colocada na berma? Há um sinal parecido com este, mas com um esquilo. Isto ainda percebo: os esquilos são pequenos e costumam andar no meio do mato (embora, neste caso, me pareça que se trata de um sinal de perigo para os esquilos, não para os condutores); agora, uma vaca?!




Acho que era mais útil um sinal com um rebanho de ovelhas ( e um ou dois cães e o pastor), um sinal com coelhos, outro com cães, outro com gatos etc. porque animais destes já vi várias vezes a atravessarem a estrada. Vacas já me aconteceu vê-las no meio da estrada, na Madeira mas… curiosamente não havia lá nenhum sinal.


Eu já vi vacas perto de sinais desses e sei de um acidente provocado por uma vaca no meio da estrada onde, curiosamnte, não havia um sinal desses.


Lá está! O facto de ter conhecimento de um acidente envolvendo uma vaca num sítio onde não havia qualquer sinal destes mostra bem o carácter aleatório da escolha dos locais onde este sinal é colocado. Assim, o que a mim me parece curioso é o facto de ter visto vacas perto de sinais destes… Estou convencido que não passou de uma feliz coincidência; se quer uma sugestão, não acredite muito na intencionalidade do sinal e, da próxima vez que se vir confrontado com tão bizarra conjunção (vacas ao pé dos sinais das vacas), vá ao quiosque mais próximo e jogue no euromilhões. Vai ver que lhe sai qualquer coisa!


Oi,estou fazendo a mostra de trabalhos interna do colégio SAINT-EXUPERI,e gostaria de saber mais do assunto!


oi ta bue fixe agora so keria saber como conseguiram a foto da minha colega Cátia. xau e rxp


oi,eu só queria dizer que vocex excolheram a melhor foto da CÁTIA para o seu (namorado pandeleiro) dela vixe a linda foto da sua querida e famoxa namorada,e já agora também queria dizer que ele chamaxe RÚBEN PANDELEIRO


OI,EU SOU A SORAIA E GOSTO MUITO DOS PETS.


meu caro, se estivesse no hospital há mais de 8 dias com um braço e pulso esmagados,_(entre outras lesões) mesmo depois de operado, tavez tivesse outra opinião.é onde estou, porque não havia sinal e a vaca literalmente saltou para a estrada e caiu em cima da minha moto e de mim.ficarei com secuelas para a vida e não pense que é caso raro, há mesmo bastante perda de vidas.agora se vive no meio de uma cidade e não viaja pelo interior, bem aí normalmente as (vacas) e os bois são mais educados e passam nas passadeiras……e qundo há feridos ou mortos normalmente são os infelizes.peço desculpa pela caligrafia mas só com uma mão e não a habitual, enfimmmmm.
abraço

Deixe o seu comentário