siga-nos nas redes
Facebook
Twitter
rss
iTunes

O Papa em Mirandela

Em nenhuma outra parte do país se parece dar tanta importância à distribuição postal como em Trás-os-Montes. Os leitores mais assíduos facilmente se recordarão do herói Super-Carvalho de Vila Real (basta ler o post anterior).
Pois em Mirandela a população foi bem mais longe.
Na sua histórica negação dos fenómenos sobrenaturais (apesar de serem os legítimos criadores das famosas “alheiras de Mirandela”), talvez como forma de compensação e bairrismo relativamente a Vila Real, decidiram virar-se para a religião. Não, Mirandela não possui o seu Super-Carvalho.
E é essa a única explicação racional que se encontra para o facto de haver uma estátua do Papa João Paulo II a “abraçar” a estação central dos CTT!

Mirandela pode não ter um super-herói. Mas, pelo menos, sabemos agora porque é que a sua distribuição de correio funciona tão bem como em Vila Real…




É verdade que existe uma estátua do Papa João Paulo II em Mirandela (apesar de eu nunca ter percebido muito bem o motivo pelo qual tal individualidade mereceu tanto destaque na cidade). O que talvez já não esteja tão certo é que O santo homem “esteja a abraçar” o posto dos CTT… Não sei se o autor do post já visitou Mirandela. De qualquer forma, informa que, para além do posto dos CTT, em frente à estátua de João Paulo II (que foi colocada numa elevação do coração da cidade) está a própria cidade de Mirandela (ou pelo menos, parte dela). Talvez fosse mais adequado deslocar a estátua ligeiramente para a direita para estar mais centrada no horizonte da cidade, mas não me parece que os automobilistas que descem a rua que se situa nesse mesmo espaço apreciassem a ideia…
Fica o esclarecimento.


Ok. Vamos então por partes, como diria Jack, the Ripper.
Eu visitei Mirandela este Verão. E foi quando estava cá no cimo, em frente à igreja, que vi a imagem que se encontra aí fotografada.
Se o Papa se encontra a “abraçar” ou não a estação dos CTT, acho um pouco irrelevante. Não nos esqueçamos que isto é um site (supostamente) humorístico…
O que eu acho perturbador, isso sim, é que a estátua do Papa esteja virada de costas para a igreja!. Isso não se vê na foto, mas quem visitar Mirandela pode comprová-lo.
Portanto, meu amigo, se quiser pode continuar a achar que o Papa está a abrir os bracinhos para a cidade. Eu cá continuo a achar que os CTT são mais importantes para o funcionamento de Mirandela do que a santa casa que se encontra por trás da dita estátua. E, pelos vistos, algum presidente de câmara também deve ter achado o mesmo… 😉


A história é um bocado obscura por causa dos malditos lobbys liberais e republicanos que infestam este país. Ainda assim, nos círculos mais restritos de Mirandela, a lenda circula, entre sussurros e meias-palavras. Consta que o saudoso papa, numa das suas visitas ao território luso, ter-se-á cruzado com um belo espécime dessa sublime iguaria, típica de Mirandela: a alheira. Isto, por si só, não justifica que se erga uma estátua ao Santo Padre; quantos, por esse país fora e no estrangeiro, gostam desta especialidade sem ter direito a qualquer monumento em seu nome?
João Paulo II, no entanto, gostou tanto deste enchido que iniciou um esquema de importação em larga escala de alheiras para o vaticano (consta que, por ele, até se tinha mudado para Mirandela, mas não havia por lá nenhuma praça com capacidade suficiente para tantos fieis). Ora, a injecção do capital católico na micro-economia de Mirandela justificou a construção da estátua.
E o porquê de estar virado para a estação dos CTT? Depois desta explicação, a resposta deixa-se adivinhar: se não fossem os correios, como é que as alheiras chegavam ao Vaticano?

No entanto, nem tudo são maravilhas… O novo papa já não gosta assim tanto de alheiras (come, mas não morre de amores por aquilo), e ordenou o corte imediato de quaisquer fundos destinados a Mirandela. Ele é mais Bockwurst…


Talvez a estátua do Papa não esteja num lugar mto apropriado.. mas a explicação é logica. Não se ve muito bem na foto mas o Papa está virado para o centro do rio(entre Pontes..) ou seja,o simbolismo da dita estatua é simples: o Papa não tem nada a ver com os CTT(espero eu s nao os mais devotos passam a ir depositar cartas em vez de ir áigreja:))mas sim com a cidade ele está a abrçar os Mirandelenses e a cidade.
Espero que esta mensagem vos de uma ideia mais lucida das csas. Caso contrario desculpem mas n tenho outra explicaçao. foi esta “historia” q smp ouvi.

ABRAÇOS A PORTUGAL.

MARTA PEREIRA

Deixe o seu comentário