siga-nos nas redes
Facebook
Twitter
rss
iTunes

Proposta de Lei

Para salvaguarda do meu amor próprio, estou a pensar apresentar uma proposta de lei.
Tal como há uma idade mínima para se ter carta de condução, também deverá existir essa obrigatoriedade para quem usa telemóvel, computador, máquina de filmar, DVD, vídeo e, de um modo geral, todos os aparelhos similares.
É que é terrível um adulto sacar do telefone portátil, último modelo, pôr o ar de entendido e de superioridade por lidar com à vontade tal máquina, e um qualquer fedelho fazer-nos uma pergunta, com o ar mais cândido que só eles conseguem, a querer saber se o nosso já tem aquela função tal e tal. Da primeira vez que me aconteceu, eu nem sabia o que era, nem que se podia fazer tal coisa através de um aparelho que, originalmente, era suposto ser para duas pessoas comunicarem entre si, à distância. O impertinente nem se atemorizou com a retórica. Disse que é para isso mesmo que existem estas funções. E enumerou-as! Perante o meu ar assustado, afirmou, peremptório, empreste aí que eu vejo. E antes de poder esboçar qualquer gesto de defesa, já o meu último modelo estava nas mãos do pestinha. Ainda eu não tinha recuperado e já ele debitava todas as operações que aquilo poderia efectuar. Quer que eu ponha esta? Ah, não tem isto ligado! Tem que estar on! Assim gasta mais bateria. Deixe que mudo já. E devolve-me o telemóvel como quem cumpriu o dever de me pôr a utilizar todas as capacidades disponíveis. Quando me voltou a aconter algo parecido, eu estava precavido para o mesmo tipo de abordagem, mas não para o usado pela miúda. Olha! Tem telelé novo! Mas que pena ter comprado esse. É que não faz assim, nem pode usar para isto! Não acreditei. Era o modelo mais recente e não fazia aquilo, nem podia usar para!?!? Afirmei que estava enganada. Eu sabia bem o que tinha comprado e ele permitia-me tudo aquilo e mais algumas coisas. Foi um grande erro. Era o que ela estava à espera. Deixe-me ver. E, sem saber como, já a minha preciosidade estava nas suas mãos. Eu não disse? Não faz isto! Mas com este ligado pode experimentar aquilo. Mais uma configuração, outras teclas activadas, algumas off, outras default (com tão más notas a Inglês, como é que vão logo perceber todos estes termos?) e lá me foi devolvido o instrumento do meu desespero. Agora, antes de fazer alguma chamada pelo telemóvel, olho bem, em redor, a certificar-me que nenhuma criança sabichona está por perto.
Com os computadores, vídeos e outros que tais, passa-se a mesma coisa. Está uma pessoa com receio de fazer algo errado e, antes que possa reagir, lá está um destes pequenos terroristas a usar o nosso estimado aparelho, como se nunca tivessem feito outra coisa na sua vida.
Não concordam que é degradante? Não acham deprimente, desmoralizador, ou até mesmo obsceno? Então, juntem-se a mim e vamos apresentar uma proposta de lei. Que interdite o uso de telemóveis a menores de 15 anos (é que a minha sobrinha tem 13!). Que crianças com menos de 10 anos só possam utilizar computadores quando acompanhadas por algum adulto, responsável. Que qualquer criança (é que o meu afilhado tem 18 meses!) não se possa aproximar a menos de 3 metros das aparelhagens de som, de alta fidelidade. Que os vídeos, máquinas de filmar e de fotografar, digitais ou não, não possam ser acedidas por quem não tiver carta de condução.Que o DVD, o televisor e TODOS os telecomandos, fiquem proibidos a quem não tiver passaporte.
Aceito sugestões para aperfeiçoamento da proposta e estou aberto ao debate, com pessoas que defendam o contrário, desde que a minha ideia prevaleça.




Apoiado. Também eu vivo angustiada com isso.Já lá vai o tempo dos zombis (eu incluida) que só viam a Heidi à procura do Marco.Mas temos desculpa: não havia telemóvel, fax, computador, playsation, net, etc.

QUE RAIO FAZIAMOS NOS TEMPOS LIVRES?

Deixe o seu comentário