siga-nos nas redes
Facebook
Twitter
rss
iTunes

A crise das esmolas

Segundo esta notícia do “portal de notícias” da IOL, a crise económica que o país atravessa também parece estar a afectar o recebimento de esmolas por parte da Igreja. Mas não se pense que isto são boas notícias, ò homens de pouca fé!

É claro que somos tentados a pensar que, com esmolas a menos, o pior que poderá acontecer será um emagrecimento (literal) dos eclesiásticos. Afinal, se as esmolas não abundam, é claro que não se pode comer um bifinho com ovo a cavalo todo o santo dia.

Só que não é apenas de esmolas que estamos a falar. Reza a notícia que em Fátima as esmolas desceram de 9,9 milhões de euros em 2002 para 9,1 milhões de euros em 2005. Isto é verdadeiramente escandaloso!

Não por os valores envolvidos serem dignos da facturação anual líquida duma média-grande empresa, mas porque uma quebra destas significa uma diminuição de 8% no recebimento de dinheiro limpinho e livre de impostos por parte da Igreja. Como qualquer bom homem de negócios sabe, uma quebra continuada de 8% na facturação líquida, em apenas 3 anos, pode significar o princípio do fim.

E agora? Como é que os bispos portugueses vão poder actualizar a sua frota automóvel para a nova série S da Mercedes? Como é que eles vão conseguir viver com apenas 9,1 milhões de euros de esmolas por ano? Como é que vão poder viajar e participar em congressos religiosos internacionais? Será que vão ter de começar a comprar viagens nos leilões da TAP? Bilhetes de classe económica?

É por isso que acho que devemos passar para além do choque inicial da notícia (confessem lá que não ficaram chocados como eu quando olharam para estes valores?) e tentar ajudar a Igreja da forma que pudermos. Pela minha parte, e com a benção dos mais altos representantes da Igreja (a quem já mandei alguns emails de conforto), sugiro que se crie uma conta bancária. E quem quiser que deposite lá o seu donativo, via PayPal ou cartão de crédito.

Vamos ajudar a Igreja a recuperar a sua fonte de receita perdida! Vamos fazer alguns donativos! É claro que esse dinheiro daria mais jeito para muita coisa. Mas está na altura de pormos de parte os nossos objectivos egoístas (como os pagamentos das prestações da casa e do carro) e concentrarmo-nos na nossa salvação espiritual! Ajude a Igreja! Compre o seu lugar cativo no Céu! Vai ver que lhe vai dar jeito um dia.

Para além de que você não quer fazer uma viagem de avião e descobrir que vai ter de partilhar o seu assento com as batinas de um bispo, pois não?

Nota: acho piada ao facto da TVI/IOL querer transmitir a imagem que gosta de denunciar injustiças sociais, sendo a primeira usufruir da publicidade feita por empresas como a Credial, Coffidis, e outros chulos do género. Aliás, você nem chega ao Portal IOL se não passar primeiro pela portagem publicitária destas empresas… Enfim, Mediacapital no seu melhor.




_ Não sou católico. Não gosto da religião católica. E se algum dia der com um elemento do clero a pedir esmola nos semáforos… prossigo o meu caminho, porque estou a ter alucinações.

(PS: É o que na generalidade fazem, quando um “mendigo” procura refúgio/ajuda na casa de Deus.)

Deixe o seu comentário