siga-nos nas redes
Facebook
Twitter
rss
iTunes

Apelo

Em nome da igualdade de tempo de antena para todos os alimentos, e depois da extensa reportagem televisiva a que teve ontem direito o Dia Mundial do Ovo – com entrevistas a diversos cientistas, escritores e até uma nutricionista – gostaria aqui de reivindicar maior cobertura jornalística para outros eventos de igual relevância gastronómica.

Seria de bom tom que os nossos telejornais dessem, por exemplo, a devida atenção ao Dia Mundial do Alho, celebrado a 23 de Novembro. As potencialidades para uma reportagem do mesmo calibre daquela a que pude assistir ontem são óbvias, já que podem ser entrevistados, entre outros profissionais, caçadores de vampiros, cantores de música popular brejeira (uma óptima oportunidade para saber o que é feito desse mito vivo que é o Samuel) e médicos especialistas em problemas de halitose.

Outras datas importantes a assinalar são:

Dia Mundial da Beringela – 18 de Março (um favorito da comunidade vegetariana, juntamente com o Dia Mundial do Tofu, a 16 de Abril)

Dia Mundial da Gelatina Royal de Sabor a Morango Р6 de Junho (Ṇo confundir com o Dia Mundial da Gelatina Alsa de Sabor a Morango, a 6 de Julho)

Dia Mundial da Feijoada à Transmontana – 4 de Agosto, (que curiosamente coincide com o Dia Mundial da Carne de Porco à Alentejana)

Dia Mundial da Lagosta – 29 de Fevereiro (devido ao preço exorbitante desta iguaria, as celebrações só ocorrem de quatro em quatro anos)

E ainda:
Calendario de Eventos

Espero assim que alguém faça chegar este sentido apelo às autoridades competentes para que, já a partir de 2007, justiça seja feita à roda dos alimentos em toda a sua gloriosa variedade!




Não sabia que o Dia Mundial da Feijoada à Transmontana (4 de Julho) coincidia com o Dia Mundial da Carne de Porco à Alentejana.
Agora percebo porque é que o Dia Mundial do Sal de Fruto é no dia 5 de Julho…


Outro dia que daria pano para mangas seria o dia 9 de Julho, dia do feijao…

Aí poderia se falar do eifeito estufa, devido ao gas metano que este alimento tao saudavel nos “obriga” a libertar; das regras de etiqueta, pois o faijão, por vezes, cria alguns constrangimentos; e seria possivel ter conversas muito animadas com tecnicos de saude, desde do nutricionismo aos intestinos…

Mas não fazia ideia de que havia dia mundial da gelatina royal de sabor a morango…


Bem: acho que todos os dias podes dizer “Lá vai Alho!”. Agora se faz ovo ou não……isso só se tiveres azar!

Deixe o seu comentário