siga-nos nas redes
Facebook
Twitter
rss
iTunes

Teorias da conspiração sobre o MacDonald’s

Como é que o MacDonald’s conseguiu disciplinar a sua clientela ao ponto de fazer com que as pessoas deixem a mesa limpa antes de abandonarem o restaurante?

Não me levem a mal: eu adoro o MacDonald’s (ouviram isto, caros advogados implacáveis do gigante americano?)! A sério, adoro-o ao ponto de, de quando em vez, chegar a ir lá consumir uma refeição! Mais ainda: há vezes em que até gosto do que me é dado a comer! De maneira que, e apesar de acreditar que esta questão tem a sua pertinência, as coisas aqui escritas não passam de cogitações talvez delirantes de um fã confesso (atenção, srs. advogados) que, uma vez por outra, lá come um Big Mac.

Isto seria estranho em qualquer estabelecimento, mas parece-me ainda mais curioso que aconteça no MacDonald’s. Afinal, trata-se de uma cadeia de lojas que, tendo o condão de atrair pessoas de todos os extractos sociais, parece ter particular sucesso junto de uma certa juventude urbana apostada em importar para as nossas ruas o exótico glamour dos guettos norte-americanos. É, sem dúvida, bizarro que estes irredutíveis rebeldes dos nossos dias, apostados em desafiar a sociedade com a sua pose e atitude cool gangsta, sejam tão atenciosos na altura de limpar a mesa («Assaltar people e fazer uns graffittis com hip-hop a bombar? ‘Tou nisso, dread! Deixa-me só levantar aqui o tabuleiro…»).
Não, há aqui qualquer coisa que não bate certo! Será que o MacDonald’s se serviu de alguma “ajuda extra” para endoutrinar os clientes de forma mais eficaz?

Drogas nos hamburgers?
Mensagens subliminares na música ambiente?




Nunca tinha reparado nisso. Natural/ é por nunca lá vou.


Eu acho que foi um processo lento e moroso de condicionamento através de pressão psicológica. Senão veja-se: seja a que horas do dia há sempre um empregado a empunhar gloriosamente uma esfregona e um balde, procedendo á limpeza furiosa do chão.

Ainda o outro dia, no Mac de Alvalade esta teoria foi provada. Tive de lá ir comer qq coisa à hora de JANTAR por não ter tempo para mais.

Ora, ÀQUELA hora, metade do estabelecimento já estava fechado! E na parte ainda aberta 90% das cadeiras já estavam em cima das mesas como se estivessem para fechar daí a 5 minutos. O empregado dançava febrilmente com a esfregona entretanto.

Ora, perante isto um gajo até se sente mal de deixar os resíduos da sua parca refeição.

Ergo: pressão psicológica sobre os clientes.


o que se passa é o seguinte, quando entramos no Mac existe um arona que esquecemos tudo ficamos sem vontade, e so nos lembramos de comer aquele carne de minhocas e limpar tudo.


Pois meus amigos, é de facto uma sociedade completamente esquizofrenica aquela em que vivemos. Tens toda a razão ao apontares o pequeno hifen que advem do facto de “rebeldezinhos” se comportem no MacDonald’s. Mas vejamos porquê, primeiro a Tv, cada vez que se vê o Mac, as pessoas esvaziam os tabuleirinhos…. depois tambem levantam os tabuleiros porque se não o fizerem da proxima que lá forem apanham com hamburgers frios, e batatas de 2 ou 3 dias. mas mais importante é que vão chamar a atenção e se são capazes de pintar uns graffes, outra coisa completamente distinta é olharem alguem nos olhos que lhes digam: então pá??? essa merda é para ficar aí?? ou vamos la pa cozinha falar com mais privacidade??. maus mas não tanto…


Eu não levanto o tabuleiro. Mas eu sou um animal mesmo!!


Eu também nunca levanto o tabuleiro quando calha ir a estes sítios. Era o que faltava! Como se já não chegasse ter de estar numa fila, em pé, à espera da minha comida, pagar na hora porque o restaurante não confia que eu pague no fim, e ainda tenho de levantar a minha mesa?! Já agora, ponham um piaçaba à porta das casas-de-banho que eu também vou limpar as retretes. E se me apanharem num dia bom, deixem um pano com uma garrafa de Ajax ao pé da mesa que eu ainda dou um jeitinho nas janelas… Valha-me, nossa xenhora! E a malta não só levanta alegremente a sua mesinha, como sente que cumpriu um dever cívico! Vá-se lá perceber este país…


Por acaso sempre achei estranho ver pessoas que nao sabem o que e educação para com outros, conseguirem levantar os tabuleiros despejar o lixo no recepiente certo, e ainda arrumar o tabuleiro mas o pior é, ainda voltarem atras para limpar a mesa…

cheira me a sinais ultra sonicos nos anuncios do MAc de certeza que os americanos estao metidos nisto, mas felizmente eu nao tou a ser afectado por esses sinais ultra sonicos 😛 porque as vezes nao levanto o tabuleiro…

cumprimentos do fuadass


Muitos anos de treino. Passámos a poder comer sem talheres*, mas nada de deixar os tabuleiros na mesa… é uma questão de compensação!

*olhem que me fez uma confusão diabólica depois de anos a “não comas com as mãos!”


epá dskpm la este comentario,mas um gajo pode ver este comportamento d 2 maneiras,a primeira d facto anda la uma mulherzinha a limpar e arrumar pra ficar tudo mto bonito.È TRABALHO DELA,pk raio devo eu limpar por ela,mas meus amigos pensem,e s fossem voces gostavam k deixa sem sujo o k limparam ainda ao bocado????,n pois nao,la esta o padre dizia vos logo pra rezarem umas valentes ave marias e uns pais nossos,a 2 segunda razao possivelmente seria,nada mais nanda menos k a sipatica senhora com a esfregona na mao e algo intimidante,mais vale levantar mos o tabuleiro do k habilitarmo nos a levar um exerto d lenha…pois é eu nunca levanto o tabuleiro mas tb n sou catolico,e em relação a senhora simpatica n m preocupo sou o mestre d artes marcias dela,ja agora ela é cinturao castanho…


viva os mactrabalhadores
deixem o lixo nas mesas!!
quanto mais lixo mais gente para o limpar,
proletarios são todos os que são explorados.


Boas ,eu acho que quem levanta o tabuleiro e zela para que não fiquem restos de minhoca picada na mesa bem como os copos de cola e outras porcarias do genero resulta do medo que da proxima ida Mac os tipos se lembrem da nossa cara e nos sirvam uma refeição composta com os mesmos restos, o que prova que quem os deixa na mesa fica catalogado numa base de dados interna da loja juntamente com o numero do saco dos restos que entretanto foi guardados por uma das funcionárias da limpeza nas enormes arcas frigorificas que os tipos guardam fora dos olhares dos clientes.
Logo assim que entramos na loja e pedimos o menu do costume a operadora de caixa activa um sistema de reciclgem de restos de minhoca (patente americana). e la vamos nós saborear uma eapécie de roupa velha de bacalhau á lá Mac.
Tenebroso no minimo.


Já tinha reparado. Se eu pago um serviço num “restaurante” porque diabo deveria levantar a mesa. As pessoas estão de facto alienadas. Pessoalmente, nunca levanto a bandeja e estou nas tintas para se é incorrecto para os demais clientes. Mas se eu vou a um cabeleireiro tenho de varrer o cabelo? Se vou provar roupa tenho de arruma-la no final? Só a McDonald´s…

Deixe o seu comentário