siga-nos nas redes
Facebook
Twitter
rss
iTunes

Descontentamento

Seis meses de seca, sete dias de chuva. Nas ruas, fala-se disto:

«Raios partam o tempo!»

ou

«Maldita chuva!»

ou

«Esta humidade ataca-me as articulações cá de uma maneira…»

ou ainda

«Ah… Que saudades do Verão…»




João Troviscal?
Interessante.
Sobre o tema, aqui no Brasil as coisas andam difíceis também. Como já devem saber, até os alguns afluentes do Rio Amazonas(Rio Negro com o Rio Solimões) estão com pouca vazão.
Vivo no sul do Brasil, no Estado do Rio Grande do Sul, e já é o segundo ano consecutivo em que temos uma grande seca ao final do verão(meados de março) e para o próximo ano a previsão é semelhante.
Sobre o ‘Bacalhau Exótico’ da Amazônia, acrescento que ‘não é o bicho’, ou traduzindo para o português geral, prová-lo vale apenas pela experiência. Em se tratando de Bacalhau(com ‘B’ maiúsculo), prefiro o know-how lusitano.
Forte abraço,
Álvaro Troviscal


Incrível! tenho um leitor que também se chama Troviscal! E ainda por cima outro continente! É um nome tão incomum que já houve que pensasse que era uma alcunha (e perguntavam-me «porque é que te chamam Troviscal?», ao que eu respondia lacónicamente «É o meu nome…», para depois ter de mostrar o Bilhete de Identidade).
Aquele abraço!


Caro João.
Explico o pq do meu ‘Troviscal’: meu pai nasceu na cidade do Porto e veio para o Brasil aos 12 anos de idade. Seu nome era(já faleceu) Arnaldo Considra Fernandes Troviscal. Logo, devemos ser parentes.
Boa notícia?? Talvez não!! O espólio de meu pai terminou; há algum daí para enviares????
Forte abraço,
Primo Troviscal(o brasileiro)
P.S.: Brincadeiras à parte, me interesso por saber coisas da família. Se quiseres conversar…


O Troviscal do João vem de Águeda.


Senhores
Tive um amigo português, já falecido, que veio para o Brasil no início do século passado. Seu nome completo era Fernando Troviscal Rodrigues.
Sua esposa era conhecida pela alcunha de Madame Mimi – tiveram 4 filhas das quais lembro-me apenas do nome de três: Carmem, Dulce e Emília.
Na época disse-me pertencer a uma família nobre que possuia um condado (?) próximo à cidade do Porto. Tenho procurado contato com os seus parentes há anos. Como os senhores tem o mesmo sobrenome talvez possam me ajudar a encontrar algum parente desta pessoa, seja no Brasil ou em Portugal.
Agradeço-lhes a atenção que puderem dar a esta questão.

Obrigado.

Carlos Machado


Senhor Carlos Machado,

Não estranhe, mas por coincidência temos o mesmo nome.
Realmente Fernando Troviscal Rodrigues, falecido em Valen̤a РRJ no final da d̩cada de 50,local onde possuia uma fazenda, tinha 4 filhas e o nome da quarta era Ruth.
Gostaria muito de trocar informações a respeito do assunto com o senhor, portanto, peço-lhe o favor de entrar em contato. Penso que poderemos nos ajudar mutuamente.
Aguardo o seu retorno.

Carlos Machado


Senhores Carlos Machado.
Vi só agora suas mensagens. Espero que tenham feito contato e conseguido mais informações sobre o senhor Fernando Troviscal Rodrigues.
De minha parte lhes digo que não sabia da existência deste parente distante, pois meu pai veio de Portugal no início dos anos 50, com 12 anos, juntamente com meus avós, que migraram para Porto Alegre.
O que sei de minha família no Porto é que meu bisavô, Joaquim Ferreira Troviscal possuia posses, sendo uma delas uma vinícula especializada em vinhos do Porto, vinhos estes que levavam o sobrenome Troviscal como marca. Tenho alguns rótulos guardados como recordação. Segundo meu pai e tio, meu avô tinha duas irmãs, ambas freiras. Meu pai se chamava Arnaldo Considra Fernandes Troviscal e meu avô Arnaldo Fernandes Troviscal.
Aguardo contato.
Abraços.
Álvaro Puglieiro Troviscal


A propósito, meu e-mail é alvarotroviscal@gmail.com.

Deixe o seu comentário