siga-nos nas redes
Facebook
Twitter
rss
iTunes

Uma História mal contada

Nota-se, na opinião pública, um avivar do interesse sobre os últimos tempos da Monarquia em Portugal, agora que passam cem anos sobre o regicídio de D. Carlos. Têm-se dedicado ao assunto séries televisivas, conferências e artigos de jornais. Por todo o lado, discutem-se as várias teorias que levaram a este episódio. Fala-se da crise do Ultimato Inglês, fala-se do sentimento republicano emergente em alguns sectores da sociedade, fala-se em conspirações mais ou menos obscuras entre membros da Maçonaria e da Carbonária…

Lamentavelmente, todas estas considerações não passam de devaneios intelectuais fantasiosos para explicar o que aconteceu. A realidade é bem diversa, e essa só aqui a poderão conhecer, em primeira-mão. Poderão conhecê-la também, em segunda-mão, daqui a uns tempos e em mais detalhe, quando chegar às livrarias uma obra da minha autoria onde o assunto será aprofundado.

Manuel Buíça e Alfredo Costa foram, de facto, os atiradores. Mas as suas motivações não estavam ligadas a maquinações subterrâneas dos Republicanos, ou a conspirações motivadas por sociedades secretas. Na verdade, todas as motivações destes homens para levar a cabo o regicídio, podem ser reduzidas a uma palavra: Porcalhota.
Os dois homens dos disparos, apesar de não serem naturais desta pitoresca localidade nos arredores de Lisboa, muito apreciavam as suas paragens como destino de veraneio. Manuel Buíça, alias, era conhecido pelo seu temperamento explosivo, capaz das reacções mais intempestivas quando alguém proferia um qualquer comentário infeliz sobre a Porcalhota.
Foi, para estes homens, um duro golpe quando o Rei, nesse fatídico dia de 28 de Outubro de 1907, decidiu mudar o nome da Porcalhota, para o muito menos expressivo e interessante “Amadora”. O choque e o desagrado foram tais que, nesse mesmo dia, o destino de D. Carlos I ficou traçado.

Relatos confirmam que as últimas palavras de Manuel Buiça, imediatamente antes de ser abatido no Terreiro do Paço, foram: “Pela Porcalhota! Pela Porcalhota, sempre!”




E D.Carlos antes de desfalecer, ainda conseguiu perguntar porque raio estava Manuel Buíça a falar na Rainha!


Eh lá! Esperemos que não venham muitos monárquicos aqui ao site…


Morria-se por grandes causas nesse tempo, hoje morre-se pelo equilíbiro orçamental…

Viva a Porcalhota!


caros diz que disseram gostaria de saber a vossa suberba opiniao sobre a seguinte mensagem de campanha de Huckabee:

http://www.youtube.com/watch?v=MDUQW8LUMs8&eurl

caso hesitem em ver o link, este contém Chuck Norris!
aguardo pois a suberba opinião…


Acho…ahhhhhhhhhh!


Devolvam a Porcalhota aos seus habitantes!!

Deixe o seu comentário